Facebook | Contactos |
Newsletter
Newsletter

Inauguração da Unidade de Cuidados Continuados de Melgaço

Inauguração da Unidade de Cuidados Continuados de Melgaço

O Primeiro-Ministro, António Costa, acompanhado pelo Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, e em representação do Conselho Diretivo do Instituto de Segurança Social, Sofia Pereira, visitou no passado dia 20 de Agosto, a nova Unidade de Cuidados Continuados de Melgaço, cuja gestão foi entregue à Casa de Saúde de S. José do Instituto S. João de Deus.

No decorrer da visita procedeu-se à assinatura do contrato-programa entre a ARS Norte, o Centro Distrital da Segurança Social de Viana do Castelo e o Instituto S. João de Deus, e foi ainda descerrada a placa alusiva à inauguração da nova Unidade, que entra em funcionamento no próximo dia 1 de Setembro.

De recordar que a gestão da nova Unidade de Cuidados Continuados foi entregue à Casa de Saúde de S. José (Areias-de-Vilar, Barcelos), que já é responsável pela Unidade de Saúde da Gelfa, em Caminha.

O Presidente do Instituto S. João de Deus, Ir. Vítor Lameiras referiu na ocasião, que esta nova resposta na comunidade melgacense “insere-se na estratégia de alargamento do âmbito de atuação do Instituto S. João de Deus, na área da Saúde, e tem como principal objetivo melhorar a qualidade de acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde e de apoio social humanizados e baseados nos princípios da Hospitalidade”.

O Primeiro-Ministro, no decorrer da sua intervenção destacou, a importância das parceiras entre o Estado e as instituições particulares de solidariedade social no que diz respeito à saúde, com especial enfâse nos cuidados continuados, e da qual a parceria com o Instituto S. João de Deus é um exemplo de sucesso.

Os convidados foram recebidos pelo Ir. Vítor Lameiras e pelo Ir. José Augusto Gaspar Louro, em representação do Instituto S. João Deus, pelo Presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista, pelo Presidente da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, Franklim Ramos e pelo Diretor da Casa de Saúde de S. José, Luís Daniel Fernandes.

A nova Unidade, localizada no centro da vila de Melgaço, num espaço contíguo ao Centro de Saúde do concelho, vem contribuir para a redução do défice de  camas da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados na zona norte.

O edifício hospitalar tem um total de 29 camas, distribuídas pelas tipologias de média duração e reabilitação – 8 camas, e longa duração e manutenção – 21 camas.

Os futuros utilizadores desta unidade são utentes que, pela sua situação de dependência, por razões de doença ou de patologias associadas à idade necessitam deste tipo específico de cuidados.

Os utentes – referenciados pela Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados – serão encaminhados de outras respostas do Serviço Nacional de Saúde, de Instituições de Saúde ou de Solidariedade e Segurança Social. Pretende-se, com este tipo de serviço, responder a necessidades sociais e de saúde e, para além disso, facilitar a gestão das altas dos hospitais de doentes agudos e promover a autonomia e a satisfação de necessidades sociais dos mesmos.

Os cuidados aos utentes serão assegurados por uma equipa multidisciplinar de 28 profissionais, nomeadamente: Médicos; Enfermeiros; Fisioterapeuta; Terapeuta Ocupacional; Terapeuta da fala; Assistente Social; Psicólogo; Animador Sociocultural; Empregados Auxiliares; Nutricionista; Administrativos; Capelão.

yoast seo premium free