Facebook | Contactos |
Newsletter
Newsletter

Intervenção nas escolas para prevenção do uso de drogas

Intervenção nas escolas para prevenção do uso de drogas

Decorre em Barcelos, no mês de Março, uma intervenção nas escolas secundárias, subordinada ao tema “ DROGAS – Uma razão para dizer não!”.

Esta atividade, que tem como entidade promotora a PSP de Barcelos, possuiu um forte contributo da Casa de Saúde S. João de Deus em Barcelos na organização e realização das sessões, contando ainda com a colaboração de profissionais do GASC e da Casa da Juventude de Barcelos.

Este projeto conta intervir em cerca de 500 jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos. Sendo uma iniciativa inserida no projeto “Escola Segura” pretende-se fundamentalmente alertar os jovens para os malefícios das drogas fornecendo-lhes informação útil acerca dos riscos associados ao consumo de substâncias.

Numa perspetiva multidisciplinar estas sessões abordam questões relacionadas com a legislação acerca da disponibilização e do consumo de substâncias não se resumindo no entanto a uma perspetiva proibitiva. É objetivo da intervenção facultar aos jovens estratégias para conseguirem lidar com esta problemática garantindo o controlo de riscos em situações de experimentação e consumo.

Assim, sabendo da importância da educação aos jovens para prevenir situações de risco/dependência futura a CSSJD-Barcelos não poderia deixar de contribuir socialmente garantindo a presença de um profissional com formação específica na área que esclarece os jovens acerca de estilos de vida saudável, dos efeitos e consequências das drogas e da capacidade para dizer não.

As primeiras sessões decorreram na Escola Secundária de Barcelos nos dias 02 e 03 de Março estendendo-se à escola Alcaides Faria, nos dias 7 e 13 de Março e à ACIB no dia 22 de Março.

Esperançados na efetividade da intervenção trabalhamos juntos para atingir um futuro melhor.

IMG_0035 IMG_0042

yoast seo premium free