Facebook | Contactos |
Newsletter
Newsletter

Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) galardoada pelo Parlamento Europeu

Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) galardoada pelo Parlamento Europeu

O Prémio Cidadão Europeu 2017, atribuído pelo Parlamento Europeu, foi entregue à jornalista Teresa de Sousa e à Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR). A cerimónia de entrega do prémio decorreu no dia 22 de setembro, no Palácio Foz, em Lisboa, com a atribuição de uma medalha aos galardoados pelos Eurodeputados portugueses proponentes do mesmo. Com a atribuição do prémio à Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), também a Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus e o Instituto S. João de Deus, como membros desta Plataforma vêm reconhecidos o trabalho e apoio prestados aos refugiados, no acolhimento das famílias que chegam ao nosso país.

“A PAR foi capaz de dar uma rápida resposta ao desafio de solidariedade lançado pelas instituições da UE na gestão da crise humanitária”, realçaram os eurodeputados Carlos Coelho, Marisa Matias e Sofia Ribeiro, que propuseram a candidatura da PAR.

Até ao momento, foram acolhidas pelo Instituto S. João de Deus três famílias de refugiados, sendo que nesta data apenas uma permanece connosco no programa de apoio institucional, estando a ser acompanhada pela Casa de saúde do Telhal. Às equipas do ISJD e em particular à equipa da Casa de Saúde do Telhal, que tem acompanhado o acolhimento das famílias na instituição, as felicitações por este prémio que é fruto do trabalho realizado em cada dia por técnicos e voluntários no acompanhamento das muitas situações que cada pessoa acolhida apresenta nas diferentes áreas onde acontece a intervenção. Desde a saúde, a habitação, a legalização, a educação, o emprego, o diálogo intercultural, e tantas outras.
Recordamos que este galardão, que visa reconhecer pessoas ou organizações que promovem a integração europeia e a compreensão entre os povos, foi atribuído no ano 2014 à Ordem Hospitaleira de S. João de Deus e no ano de 2016 ao Irmão Kozma Imre da Provincia Austríaca, Delegação Provincial da Hungria

yoast seo premium free