Facebook | Contactos |
Newsletter
Newsletter

UTENTES DA CST COLABORAM EM CAMPANHA

UTENTES DA CST COLABORAM EM CAMPANHA

Numa lógica de promoção da cidadania e da valorização do seu próprio papel social, os utentes da Casa de Saúde do Telhal quiseram integrar uma equipa de voluntários da Cruz Vermelha que, no fim-de-semana de 27-29 de Outubro, promoveu uma campanha de angariação de bens alimentares destinados às vítimas dos incêndios que assolaram o nosso país, e que decorreu junto das superfícies comerciais do Modelo e Continente.

Integraram e não só! Assumiram e garantiram mesmo toda a dinâmica e responsabilidade do turno que lhes coube, num dos hipermercados da zona, apoiados por alguns Jovens Hospitaleiros que, conhecedores deste gesto, se quiseram também associar a eles neste ato voluntário e solidário.

A meio da manhã tiveram de pedir ajuda, para que alguém pudesse ir recolher e substituir os recetáculos onde iam depositando os bens, porque aqueles que tinham disponíveis eram já pequenos para tanta doação e para tanta generosidade das pessoas que abordavam.

Contra uma visão social tantas vezes redutora, e que insiste em considerá-los apenas como meros consumidores de cuidados e serviços, estes utentes, no seu gesto e no seu exemplo de compromisso, protagonizaram também uma lição de cidadania e mostraram que não são apenas espetadores passivos da realidade, mas assumem-se, eles próprios, como agentes ativos da solidariedade e da construção social.

E, em definitivo, são agentes de mudança, que valorizam a sua vida e sentem também, e de um modo muito especial, tudo o que se passa à sua volta e o valor da vida dos outros.

yoast seo premium free