Facebook | Contactos |
Newsletter
Newsletter

Gestão Institucional

Gestão Institucional

Departamentos

Nos termos do Art.º 8 funcionam três Departamentos de apoio à Direcção do Instituto na gestão e organização do mesmo. Cada Departamento, na dependência orgânica de um membro da Direcção, tem competências próprias. Regulamento Geral, Art.º 14.

Departamento Clínico e Técnico-Assistencial

Dr. Vitor Cotovio

Este Departamento tem como função elaborar e propor à Direção do Instituto as linhas orientadoras da Ação Clínica, Assistencial e áreas que pressuponham um serviço técnico, face aos desafios que forem surgindo no âmbito das valências em que a ação do Instituto se expressa, assegurando consonância com os princípios e valores da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus.

Departamento Administrativo e Financeiro

Drª. Sónia Ângelo

– Responsabilidade técnica do tratamento contabilístico, fornecendo toda a informação necessária;

– Orientação na elaboração do plano e orçamento anuais, controlar a sua execução e propor à Direcção do Instituto S. João de Deus medidas correctivas para os desvios;

– Implementar e controlar a Central de Compras para todo o Instituto S. João de Deus;

– Proceder a auditorias internas ou supervisionar as externas.

Departamento de Recursos Humanos

Drª. Anabela Rodrigues

– Propor à Direcção do Instituto normas e políticas de Gestão de Recursos Humanos, apoiar tecnicamente e garantir a sua implementação;

– Coordenar a gestão dos Recursos Humanos, apoiar a gestão dos recursos Humanos, nas diferentes vertentes: Recrutamento, Formação, Avaliação de desempenho, gestão técnico-administrativa e Relações Laborais;

– Elaborar orçamentos de encargos com o pessoal, bem como, analisar os indicadores de Gestão de Recursos Humanos.

 

Assessorias

Em apoio à ação do Instituto, e dependentes da sua Direção, funcionam as Assessorias. Regulamento Geral, Art.º 15. Deste modo, funcionam as seguintes Assessorias:

Pastoral da Saúde e Animação

Doutora Susana Queiroga

Sugerir e acompanhar a ação hospitaleira e carismática do Instituto, nas áreas da Pastoral da Saúde e Animação, tendo em conta não só as orientações da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, mas também as normas legais aplicáveis, não contrárias aos princípios daquela.

Equipamentos, Obras e Segurança

Arq. Gonçalo Castelo Branco

Estudar as aplicações e implicações previsíveis, nomeadamente legais, que surjam em relação aos equipamentos; planear, acompanhar e supervisionar novas construções ou reestruturar e remodelar as existentes, bem como as opções de segurança adequadas às instalações cedidas ao Instituto, segundo as normas legais aplicáveis.

Apoio Jurídico e Contencioso

Drª. Filipa Dias

Adequar o estudo das situações jurídicas na esfera da ação do Instituto, com a coordenação de tomadas de decisão nesse âmbito, e o acompanhamento para a solução de casos que requeiram atenção técnico-jurídica especial.

Organização Farmacêutica

Drª. Maria João Monteiro

Assumir a coordenação e a responsabilidade da política de Farmácia do Instituto; articular a sua ação com os responsáveis locais dos depósitos de medicamentos e/ou farmácias dos Estabelecimentos, de acordo com a legislação respetiva; proceder regularmente à prospeção de preços e apresentar propostas para a decisão de aquisição dos produtos.

Assessoria de Enfermagem

Enf. Carlos Manuel Lopes Vieira

Elaborar e propor à Direção do Instituto as linhas orientadoras para o exercício da Enfermagem, face aos desafios que forem surgindo no âmbito de todas e cada uma das valências da ação do Instituto, na medida em que o exercício da Enfermagem seja requerido para o legal funcionamento integral das mesmas, sempre segundo os princípios e valores da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus; Elaborar e propor à Direção do Instituto critérios de uniformização em relação à estrutura organizativa e de funcionamento, no âmbito da Enfermagem, de acordo com as especialidades de cada Estabelecimento.

Assessoria de Sistemas de Informação

Dr. Daniel Garcia Duarte

Definir o planeamento estratégico dos Sistemas e Tecnologias de Informação; dar suporte à Sede do Instituto e aos seus Estabelecimentos através do estudo, implementação e manutenção de soluções empresariais de Sistemas de Informação.

Núcleos

Núcleo de Voluntariado

1) Acompanhar o desenvolvimento do modelo de gestão do voluntariado, quer na Sede, quer nos Estabelecimentos;

2) Apoiar a atividade dos Estabelecimentos, em particular a atividade dos responsáveis locais do voluntariado;

3) Propor formação para os voluntários;

4) Representar o voluntariado do ISJD nas estruturas da sociedade civil, sempre que mandatado pela direção do Instituto.

Núcleo de Formação

1) Planear a formação sobre a instituição nos seus princípios e valores e delinear, propor e acompanhar a formação técnica, aos vários níveis, em articulação com o Departamento de Recursos Humanos.

2) Elaborar o plano de formação do Instituto, auditorias internas, e acompanhar a sua implementação a nível local.

3) Garantir a continuidade do Instituto S. João de Deus como entidade formadora acreditada.

 

Gabinetes

Gabinete de Comunicação e Imagem

1) Propor e acompanhar a implementação da política de Comunicação Institucional;

2) Gerir os meios de comunicação do Instituto, de acordo com a política de Comunicação.

Gabinete da Qualidade

Garantir a implementação, manutenção e melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade do Instituto.

 

yoast seo premium free