Facebook | Contactos |
Newsletter
Newsletter

MISSÃO EM TIMOR-LESTE

História

Dando resposta a um pedido da Igreja Timorense, na pessoa do Bispo da Diocese de Baucau, D. Basílio do Nascimento, para uma presença/intervenção na área da saúde mental, foi realizada uma visita exploratória ao terreno por parte dos superiores da Província Portuguesa, em Novembro de 2002, na qual foram detectadas as imensas necessidades e dificuldades que a Sociedade e a Igreja de Timor-Leste se debatem em todos os campos, em particular no âmbito da Pastoral da Saúde.

Assim, e em diálogo com o Bispo de Baucau, dois religiosos da Província Portuguesa iniciaram a Missão em Timor-Leste a 08 de Março de 2004.

A partir de 2006, foi sendo criada uma estratégia de intervenção da OH em Timor-Leste, contemplando quatro valências de intervenção com base no levantamento de necessidades: educação, capacitação e promoção de recursos humanos na área da saúde; Saúde materno-infantil; Combate à Tuberculose e Saúde Mental.

Em 30 Julho de 2010, foi inaugurado o Centro de Apoio à Saúde S. João de Deus (CAS-SJD) com duas unidades edificadas: a Casa S. João de Ávila (Unidade Polivalente Administrativa e Comunitária) e a Casa S. Bento Menni (Unidade

de Casos Agudos de Doença Mental) e integrando ainda no seu todo a Residência S. Ricardo Pampuri (Unidade de Casos Agudos de Tuberculose), já a funcionar desde Setembro de 2009.

O Centro está apoiado por edifícios de serviços gerais, hortas e pecuária, uma Residência para os Irmãos (Casa S. João de Deus) e uma Casa de Formação (Casa S. João Grande), neste momento a funcionar como Aspirantado.

 

Responsável da missão
Ir. Adelino Manteigas

Formador
Ir. José António

yoast seo premium free