Facebook | Contactos |
Newsletter
Newsletter
Visita a França

No passado mês de Outubro, 8 utentes da Equipa de Jardinagem, acompanhados por três colaboradores e pelo Ir. Germano Antunes, tiveram a oportunidade de realizar uma visita de cinco dias a França, a convite do parceiro institucional, Aroma do Vale, e de duas empresas Francesas, a L´Herbier du Diois e a Léa Nature, que localmente organizaram a deslocação.

A visita teve como principais objetivos combater o estigma associado à doença mental, facilitando o contacto dos utentes com novas realidades fora da Instituição, dar a conhecer todo o processo de transformação, embalamento e distribuição das plantas por eles preparadas no âmbito da atividade ergoterápica desenvolvida através da parceria, promover as relações interpessoais e fortalecer o espírito de grupo entre os utentes, objetivos esses que pode concluir-se foram amplamente superados.

A forma como foram recebidos em França, com verdadeira Hospitalidade, possibilitou a todos os participantes, utentes, colaboradores e parceiros, uma experiência única, desde a chegada a Lyon até à despedida em La Rochelle.

Num primeiro momento visitaram a empresa L´Herbier du Diois, empresa dedicada à receção e processamento de plantas aromáticas biológicas, e que recebe toda a produção da Aroma do Vale. Ali puderam acompanhar todo o circuito das plantas, desde o momento de chegada até ao seu envio para os clientes. Ficaram ainda a conhecer as várias pessoas que ali trabalham e que explicaram as diferentes fases do processo e todo o controlo de qualidade que deve ser feito, uma vez que estes produtos se destinam ao consumo humano. Visitaram também um campo de produção de tomilho em modo biológico nos arredores de Die.

A segunda visita técnica teve lugar na empresa Léa Nature, em La Rochelle, uma grande empresa dedicada à produção e embalamento de produtos biológicos com vista ao consumidor final. Em ambas as visitas é de salientar o grande interesse demonstrado pelos utentes assim como a forma atenta e acolhedora de todos quantos iam explicando os processos.

Para além das visitas de carácter mais técnico, houve ainda outras mais lúdicas, como, por exemplo, uma visita ao Aquário de La Rochelle, bem como passeios muito agradáveis por Die e pelo Mercado de La Rochelle.

É de salientar a forma de estar dos utentes ao longo de toda a visita. Desde a calma demonstrada nos voos de avião, que para alguns constituía uma autência estreia, até ao interesse manifestado durante as visitas, passando pelo sentido de responsabilidade e de interajuda.

A experiência foi deveras tão positiva que todos esperam que outras se possam seguir!

Viagem a França4 Viagem a França3

Viagem a França2 Viagem a França1

yoast seo premium free