Facebook | Contactos |
Newsletter
Newsletter

Orientação Adaptada aproveitando a recente dinâmica do gabinete de desporto da Câmara Municipal de Barcelos

Orientação Adaptada aproveitando a recente dinâmica do gabinete de desporto da Câmara Municipal de Barcelos

Orientação Adaptada

No sentido de dinamizar a oferta desportiva aos utentes e aproveitando a recente dinâmica do gabinete de desporto da Câmara Municipal de Barcelos, a Unidade de Areias de Vilar iniciou a formação e a prática de orientação adaptada.

A modalidade que deriva da orientação pretende ser entendida como uma disciplina da Orientação particularmente vocacionada para grupos específicos e onde se incluem a deficiência intelectual, sendo Portugal o país pioneiro nesta prática.

“Um mapa, um percurso, um espaço natural de liberdade e uma mão cheia de desafios. É esta a essência do “jogo” da atividade de Orientação Adaptada, que se desenrola ao longo de um número variável de pontos assinalados num mapa e materializados no terreno por balizas que devem ser visitadas de forma sequencial.

Cada ponto de controlo é constituído por um conjunto de duas a cinco balizas, nas quais estão montadas sequências de cores. O participante deve assinalar, por meio de um picotador, qual a figura que corresponde à sequência de cores correta em cada um dos pontos de controlo. Tal como na Orientação de Precisão, no final vence aquele que obtiver o maior número de respostas certas.”

Ler mais: https://dahp.webnode.pt/orienta%C3%A7%C3%A3o-adaptada-o-que-e-/

yoast seo premium free