Facebook | Contactos |
Newsletter
Newsletter

II Congresso de Cuidados Continuados e Paliativos

II Congresso de Cuidados Continuados e Paliativos

O II Congresso de Cuidados Continuados e Paliativos decorreu nos dias 21 e 22 de Novembro sob o tema investir no futuro.

Em destaque estiveram os temas relacionados com a sustentabilidade e financiamento da RNCCI, o estatuto do cuidador informal, o contributo das tecnologias na qualidade de vida e segurança dos doentes, a universalidade e acesso aos cuidados paliativos, dilemas ético-clínicos em fim de vida. Para estes temas estiveram presentes representantes da Associação Europeia de Cuidados Paliativos, Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, a Comissão Nacional de Cuidados Paliativos, a ex-ministra da saúde e atual Coordenadora da Área dos Cuidados Continuados da SCML, Dra. Ana Jorge. Esteve ainda presente Xavier Gomés-Batiste, ex-assessor da OMS para a área dos Cuidados Paliativos.

O dia 21 foi dedicado aos Cuidados Continuados, tendo sido abordados temas com grande impacto na prestação de cuidados, na qualidade de vida e bem-estar dos doentes, nomeadamente a problemática dos microorganismos multirresistentes na RNCCI, a intervenção multidisciplinar na demência, o estatuto do cuidador informal, e novas tecnologias que impulsionam a qualidade de vida e segurança dos doentes. Os workshops também preencheram o dia. Os temas abordados foram os Cuidados a Ostomias, Disfunções e Reeducação do Pavimento Pélvico, Interdisciplinaridade na Disfagia e as Dietas Pastosas Artesanais nas Disfagias.

No segundo dia foram discutidas as novas fronteiras na integração da medicina paliativa, o futuro e a sustentabilidade do trabalho, bem como, os principais dilemas ético-clínicos em cuidados paliativos. Decorreu também o debate acerca da Universalidade e Acesso aos cuidados paliativos pelos representantes da Associação Europeia e da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e também da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos. A conferência de encerramento ficou ao cargo da Prof. Doutora Maria do Céu Machado com o tema Políticas de Saúde, a Doença Crónica e os Cuidados Paliativos. Os workshops deste dia dedicaram-se à Dor Refratária: Intervenção Farmacológica e Técnicas Invasivas, à Dor Irruptiva, ao Processo de Tomada de Decisão em Cuidados Paliativos.

 

yoast seo premium free