Facebook | Contactos |
Newsletter
Newsletter

Mensagem para o Dia Internacional dos Voluntários

Mensagem para o Dia Internacional dos Voluntários

Mensagem para o Dia Internacional dos Voluntários

Lisboa, 05 de Dezembro de 2019

Estimadas Voluntárias, Estimados Voluntários,

Em julho deste ano o Instituto Nacional de Estatística (INE) lançou os resultados do Inquérito ao Trabalho Voluntário relativo ao ano 2018. De acordo com estes resultados, a percentagem da população residente com 15 ou mais anos que participou em, pelo menos, uma atividade formal e/ou informal de trabalho voluntário foi de 7,8%, o que equivale a cerca de 695 mil voluntários. De acordo com os dados no INE, em 2012 seriam cerca de 1 milhão e 400 mil pessoas a fazer voluntariado. Isto significa que 705 mil pessoas deixaram de fazer voluntariado entre 2012 e 2018.

Os dados do INE podem parecer desanimadores em termos nacionais, mas, curiosamente, 2018 foi para o Instituto S. João de Deus o ano em que se realizaram mais projetos de voluntariado comparativamente com os anos anteriores: em 2018 realizaram-se 145 projetos, mais 14 do que os que se realizaram em 2015, o melhor ano até então, e mais 32 do que 2017. Pode ser este o resultado da campanha de recrutamento “Qual é o teu forte?” que temos levado a cabo e continuaremos a conduzir durante o ano 2020 nos Estabelecimentos do ISJD.

Este contraciclo deve, então, motivar-nos. É motivador para os voluntários porque colocam o seu forte ao serviço da Hospitalidade. É motivador para os responsáveis de voluntariado e direções dos Estabelecimentos porque acolhem o valor que o voluntariado comporta, facilitam a concretização dos projetos e consideram este contributo específico da sociedade civil.

Neste Dia Internacional dos Voluntários os nossos aplausos e agradecimentos vão para todos e cada um dos voluntários hospitaleiros que, faça sol ou faça chuva, se animam a cada dia a estar ao serviço dos mais vulneráveis. Em tempo de advento e preparação para a vinda do Deus Menino, ficam os votos de um Santo e Feliz Natal!

Unido em hospitalidade e missão,

Ir. Vítor Manuel Lameiras Monteiro
Presidente do Instituto S. João de Deus

Clique aqui para ler o documento na íntegra.

yoast seo premium free