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Gestão Institucional

Esta Política de Direitos está baseada na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, na Convenção Europeia para a Protecção dos Direitos Humanos e Liberdades Fundamentais do Conselho da Europa, e outras convenções internacionais em matéria de direitos humanos, em particular as elaboradas no âmbito das Nações Unidas.
Traduz-se e garante o envolvimento e participação ativa do utente na conceção, desenvolvimento e avaliação dos serviços prestados.

Departamentos

Nos termos do Art.º 8 funcionam três Departamentos de apoio à Direcção do Instituto na gestão e organização do mesmo. Cada Departamento, na dependência orgânica de um membro da Direcção, tem competências próprias. Regulamento Geral, Art.º 13.

Departamento Administrativo e Financeiro

Drª. Sónia Ângelo

– Responsabilidade técnica do tratamento contabilístico, fornecendo toda a informação necessária;

– Orientação na elaboração do plano e orçamento anuais, controlar a sua execução e propor à Direcção do Instituto S. João de Deus medidas correctivas para os desvios;

– Implementar e controlar a Central de Compras para todo o Instituto S. João de Deus;

– Proceder a auditorias internas ou supervisionar as externas.

Departamento de Recursos Humanos

Drª. Anabela Rodrigues

– Propor à Direcção do Instituto normas e políticas de Gestão de Recursos Humanos, apoiar tecnicamente e garantir a sua implementação;

– Coordenar a gestão dos Recursos Humanos, apoiar a gestão dos recursos Humanos, nas diferentes vertentes: Recrutamento, Formação, Avaliação de desempenho, gestão técnico-administrativa e Relações Laborais;

– Elaborar orçamentos de encargos com o pessoal, bem como, analisar os indicadores de Gestão de Recursos Humanos.

Departamento Clínico e Técnico-Assistencial

Dr. Vitor Cotovio
Assessoria de Enfermagem
Enf. Carlos Manuel Lopes Vieira

Este Departamento tem como função elaborar e propor à Direcção do Instituto S. João de Deus as linhas orientadoras da acção clínica e assistencial e de Reabilitação Psicossocial em conformidade com os modelos actuais de intervenção em Psiquiatria e Saúde Mental e de acordo com os Princípios da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, que se concretizam nos Planos de Actividades adaptados à realidade de cada centro assistencial.

Assessorias

Em apoio à acção do Instituto, e dependentes da sua Direcção, funcionam as Assessorias. Regulamento Geral, Art.º 14. Deste modo, funcionam as seguintes Assessorias:

Pastoral da Saúde e Animação

– Drª. Susana Queiroga
Planifica, acompanha e pretende fomentar, de uma forma mais estruturada, o trabalho de pastoral de saúde e acção de animação. A centralização deste serviço de pastoral da saúde e animação existe para motivar e coordenar toda a acção desenvolvida, dentro da filosofia e carisma hospitaleiros.

Equipamentos, Obras e Segurança

– Arq. Gonçalo Castelo Branco
Planeamento e acompanhamento das construções com atenção especial para as opções de segurança adequadas às instalações.

Apoio Jurídico e Contencioso

– Drª. Dália Palma
Estudo e parecer das situações jurídicas enquadradas com o objecto do Instituto.

Organização Farmacêutica

– Drª. Maria João Monteiro
Assume a coordenação da política de Farmácia do Instituto e a responsabilidade pelos serviços de Farmácia, bem como pela conservação e distribuição dos medicamentos.

Organograma

Em apoio à acção do Instituto, e dependentes da sua Direcção, funcionam as Assessorias. Regulamento Geral, Art.º 14.

Estrutura organogramizada do Instituto

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