News
-
Sessões de Sensing e o Futuro
07 of June of 2024
Aconteceram, enquanto primeiro passo da jornada para o Capítulo Geral de 2024, várias sessões de “sensing”, entre janeiro e abril de 2024, na Província Portuguesa (Portugal Continental, Ilhas e Timor-Leste) com o objetivo de contribuir para a construção do futuro da Hospitalidade.
Foram criadas várias dinâmicas, numa perspetiva sinodal, com os grupos de perceção “sensing” de forma a espelhar as várias vivências da nossa Missão. Os pontos de vista procurados abordaram vários temas como a Comunicação, a Sustentabilidade ou a Governança e as conclusões têm como objetivo contribuir para a definição de estratégias e linhas orientadoras dos próximos anos.
Impulsionados pelo mote do Capítulo Geral de 2024, através da metodologia de “grupos de perceções”, a que se chamou “sensing”, concretizou-se o processo de preparação do Capítulo Geral de 2024, sobre o lema: “Hospitality in a changing world”, foram mais de 1020 as pessoas que, profundamente comprometidas com a nossa Missão, responderam ao apelo de partilhar as suas experiências, perceções e esperanças para o futuro, através de diferentes metodologias colaborativas e participativas.
As sessões “sensing” aconteceram em todas as Províncias da Ordem Hospitaleira do mundo, através dos quase 400 centros assistenciais presentes nos 51 países do mundo onde a Ordem desenvolve a sua Missão.
Considerando a sua relevância para o presente e futuro, foram oito os temas centrais que foram abordados e refletidos em conjunto e em sinodalidade, como as alterações climáticas e a crise ambiental, governação, sustentabilidade e transmissão do Carisma, a vida espiritual dos Irmãos, a comunicação, pessoas e o seu bem-estar e fazer parte de uma Hospitalidade inovadora e capaz de continuar a responder aos desafios da Humanidade com humanidade e paixão.
Numa experiência verdadeiramente enriquecedora, onde todas as vozes foram ouvidas, avançamos confiantes de que os testemunhos e experiências partilhadas pelos Irmãos, colaboradores, voluntários, utentes, famílias e parceiros políticos, de saúde, sociais e religiosos, servirão tanto o Capítulo, bem como iniciativas futuras da nossa Província, aproximando-nos assim e cada vez mais, das pessoas e das suas necessidades atuais.
Visite a página do Capítulo para poder ver a notícia original, aqui.