News

  • Governo Regional da Madeira investe na Saúde

    07 of August of 2024

    No passado dia 6 de agosto

     

    Miguel Albuquerque enalteceu hoje a aposta da Região em aproveitar o PRR para fortalecer a Rede de Cuidados Continuados. Um investimento na ordem dos 54 milhões e vai permitir a construção de novos espaços, a par da renovação de outros e da criação de novas unidades, algumas delas móveis, com apoio ao domicílio, a par dos cuidados continuados pediátricos, que terão 12 camas.

     

    Das 1.068 camas a criar no âmbito deste investimento, 337 serão para a área da Saúde Mental, de modo a garantir também cuidados continuados àqueles utentes. As restantes 731 camas serão para os casos gerais.

     

    O presidente do Governo Regional falava hoje, no salão nobre do Governo Regional, onde decorreu a cerimónia de assinatura de contratos-programa com duas IPSS (os institutos São João de Deus e Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus), no valor de cinco milhões de euros, no âmbito do PRR.

     

     Na ocasião, o governante começou por destacar e agradecer o trabalho «fantástico, extraordinário» desenvolvido pelas duas instituições, salientando serem ambas pioneiras na Madeira no cuidado dos utentes com problemas de saúde mental, ao longo dos 100 anos da sua existência (a São João de Deus celebra-os este ano, a Câmara Pestana para o ano). Disse ainda que espera poder continuar a contar com aqueles organismos.

     

    O líder madeirense lembrou a importância dos investimento ao nível dos Cuidados Continuados, de modo a dar uma resposta mais cabal e eficiente a um “bom problema”, que é a maior longevidade populacional e o envelhecimento da população, também resultante da melhor qualidade de vida e dos melhores cuidados de saúde. «São duas caraterísticas das sociedades modernas e desenvolvidas!», realçou.

     

    «O fundamental é fazermos a concretização de todos estes concursos até ao fim de dezembro. Neste momento, está tudo encaminhado para podermos alargar a capacidade da Rede de Cuidados Continuados na Região, com instituições credíveis (como estas duas e outras que provavelmente se irão candidatar no âmbito dos Cuidados Continuados Gerais) a cooperarem na concretização do objetivo», disse ainda.

     

    Os contratos hoje rubricados vão para o terreno este ano e ficarão concluídos em 2025, com respostas estruturantes para o bom desenvolvimento da Saúde Mental na Madeira, resultando em melhoria e capacitação individual dos utentes e das famílias, visando ainda a reinserção social.

    Para a Casa de Saúde São João de Deus, foram quatro projetos no Funchal, em diferentes freguesias, num total de 81 lugares.

     

    As Irmãs Hospitaleiras também têm quatro projetos, que garantem 47 camas. Ou seja, um total de 128 camas para utentes de Saúde Mental.

     

A Carregar Informação