News
-
Funchal em Convenção sobre Comportamentos aditivos
10 of October of 2024
Teve início hoje, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal, a V Convenção de Comportamentos Aditivos da Madeira e a I Convenção de Comportamentos Aditivos e Dependências das Regiões do Atlântico. O evento, que decorre nos dias 10 e 11 de outubro, assinala o Dia Mundial da Saúde Mental e reforça a importância da discussão sobre a saúde mental e as dependências nas regiões do Atlântico.
A Convenção foi presidida por Miguel Albuquerque, Presidente do Governo Regional da Madeira, que sublinhou a importância do trabalho contínuo na área da saúde mental e dependências, reafirmando a confiança "nos profissionais, nos dirigentes e na credibilidade da instituição," elogiando o esforço coletivo no combate às dependências e promoção de saúde pública.
Um dos momentos marcantes do dia foi a conferência inaugural apresentada pelo Professor Doutor Félix de Carvalho, da Universidade do Porto, que abordou o uso terapêutico de drogas psicadélicas, um tema inovador e que tem suscitado grande interesse na área da psiquiatria moderna. O painel da manhã seguiu com uma discussão centrada no papel das substâncias na patologia dual, abordando a interligação entre dependência e outras perturbações mentais.
Durante o evento, estão também em destaque as estratégias de saúde mental nas Regiões do Atlântico, com a participação de representantes dos Açores, Canárias e Cabo Verde, que trazem perspetivas e experiências únicas das suas realidades locais. Estas regiões enfrentam desafios comuns no que toca às dependências e saúde mental, o que torna esta convenção um espaço valioso para o intercâmbio de boas práticas e o reforço de colaborações futuras.
A Convenção segue amanhã com novos painéis e sessões dedicadas a temas como a prevenção e tratamento das dependências, com o objetivo de fomentar políticas mais eficazes e sustentáveis no âmbito da saúde pública.