News
-
Irmão Pascal Ahodegnon é o novo Superior Geral da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus
01 of November of 2024
No 18ª dia do LXX Capítulo Geral da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus foi eleito o novo Superior Geral para o próximo sexénio, o Irmão Pascal Ahodegnon. Foi em Czestochowa, Polónia, que aquele que foi conselheiro de Jesús Etayo durante 12 anos foi eleito pelos 67 capitulares (7 Irmãos da Cúria Geral e 60 Irmãos das 18 Províncias da Ordem).
O Irmão Pascal nasceu a 10 de abril de 1971, em Savé, Benim. Ingressou na Ordem em 1994, fez os votos temporários a 15 de agosto de 1997 e os votos perpétuos a 25 de maio de 2003. Formou-se em medicina e cirurgia em Milão, Itália. Foi eleito Conselheiro Geral em 2012, sendo reeleito em 2019, com especial responsabilidade pela região de África.
Sob o lema “Hospitalidade num Mundo em mudança”, este Capítulo é marcado pela integração dos colaboradores que pela primeira vez “participaram plenamente nas discussões, com igualdade de voz em relação aos Irmãos”, explicou o Irmão Donatus Forkan – Superior da Província da Europa Ocidental e o mais velho capitular no evento.
Depois de duas semanas de trabalho intenso de Irmãos e colaboradores que analisaram os relatórios de perceção (sensing), um trabalho de preparação de dois anos, com base numa nova metodologia definida para o LXX Capítulo Geral. Depois desta “avaliação do sexénio que termina e, partindo da realidade atual no mundo na Igreja, e particularmente na Ordem, elabora-se um programa com as linhas de ação e os eixos fundamentais a serem trabalhados e dinamizados nos próximos seis anos”, esclarece o Superior Provincial da Província Portuguesa, Irmão José Paulo.
A terceira semana de trabalho continuou apenas com os Irmãos que, em grupo, se debruçaram sobre cinco temas prioritários: a governança, o mundanismo espiritual, a formação dos Irmãos, o seu papel específico, e o cuidado dos Irmãos idosos.
Na última semana do Capítulo, que terminará a 7 de novembro, o novo Superior Geral formará o seu conselho (composto por seis irmãos), antes da adoção final das orientações e recomendações que moldarão o futuro da Ordem.
Este ano, a Polónia é o sexto país a acolher um Capítulo Geral da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, após Itália, Colômbia, Espanha, México e Portugal. Com a realização do Capítulo neste local, a Ordem pretende expressar a sua solidariedade com a Província Polaca, que, juntamente com as suas comunidades na Ucrânia e em Israel, está profundamente envolvida em ações humanitárias para aqueles afetados nestas regiões, atualmente a enfrentar grandes dificuldades.
Sobre a ORDEM HOSPITALEIRA DE S. JOÃO DE DEUS
A Ordem Hospitaleira de S. João de Deus (OHSJD) 500 anos desenvolve a sua missão há quase 500 anos em 54 países, distribuídos pelos cinco continentes, através de cerca de 410 estruturas de saúde, sociais e médico-sociais, trabalhando sempre sobre o Princípio de S. João de Deus “o bem, bem feito” e ao serviço dos doentes e necessitados.
É composta por 965 membros religiosos e 65.000 colaboradores, formando juntos a Família Hospitaleira de São João de Deus.
Sobre o INSTITUTO S. JOÃO DE DEUS
O Instituto S. João de Deus (ISJD) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) pertencente à Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus.
O ISJD tem âmbito nacional e atua principalmente nas áreas da saúde mental e psiquiatria, reabilitação psicossocial, cuidados continuados e paliativos, sendo um dos maiores e mais antigos prestador de serviços na área da saúde mental em Portugal e gere oito Centros Assistenciais em Portugal, distribuídos nas Regiões:
-
Norte (Barcelos, Caminha e Melgaço)
-
Lisboa e Vale do Tejo (Lisboa, Carnaxide, Sintra e Almada)
-
A. dos Açores (Ponta Delgada e Angra do Heroísmo)
-
A. da Madeira (Funchal).
Sobre o SUPERIOR GERAL
O Superior Geral da OHSJD é o responsável máximo e representante principal da Ordem em todo o mundo. Coordena, supervisiona e guia as atividades de toda Ordem a nível internacional. Encarregue de promover a missão e o carisma de S. João de Deus, orienta e supervisiona as atividades dos Irmãos e Comunidades que compõem a Ordem. O Superior Geral coordena a implementação das diretrizes estabelecidas nos Capítulos Gerais e assegura que a Ordem continue a sua missão de hospitalidade ao serviço aos doentes, pobres e vulneráveis, em consonância com os valores de compaixão, humildade e dedicação.
Nomeado através de um processo eletivo pelos capitulares, o Superior Geral é eleito por um período de seis anos, deve ser membro professo solene da OHSJD e ter pelo menos 12 anos de profissão religiosa. Exerce o seu mandato acompanhado pelos Conselheiros Gerais, que colaboram na tomada de decisões estratégicas e espirituais da Ordem.
Sobre o CAPÍTULO GERAL
Este é o evento mais importante na vida da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, pois o Capítulo tem a autoridade suprema dentro da Ordem e é, portanto, o órgão com a principal responsabilidade pela orientação no cumprimento da missão.
O Capítulo Geral:
- Examina o estado da Ordem em relação aos requisitos da vida religiosa de acordo com o ensinamento da Igreja;
- Estuda, promove e expõe de forma autêntica as diferentes maneiras pelas quais o nosso carisma pode ser manifestado;
- Resolve, com uma declaração prática, quaisquer dúvidas ou dificuldades que possam surgir em relação às Constituições;
- Elege o Superior Geral e, pelo menos, quatro Conselheiros Gerais; é necessária postulação se o Geral for sacerdote e se estiver no seu terceiro mandato consecutivo;
- Promulga os decretos que julgar úteis para o bem da Ordem.
O Capítulo Geral é celebrado: a cada seis anos; ou no final do primeiro período de três anos, se um novo Geral tiver de ser eleito porque o cargo ficou vago durante este primeiro período de três anos.
-