News

  • Secretária de Estado da Gestão da Saúde visita Instituto S. João de Deus

    09 of December of 2024

    A Secretária de Estado da Gestão da Saúde, Cristina Vaz Tomé, visitou hoje o Instituto S. João de Deus (ISJD), acompanhada por Catarina Fraga e João Queiróz. Durante a visita, a comitiva teve a oportunidade de conhecer de perto o trabalho desenvolvido em duas das onze unidades de saúde geridas pelo Instituto.

    Na Casa de Saúde do Telhal, foram apresentados os projetos dedicados à área da saúde mental e dependências e, também, na área da demência, identificando os nossos projetos mais inovadores como o Cuidando, o Home360 ou o Razões de Sobra. A visita incluiu passagens por unidades residenciais, pelo Estúdio de Arte e por espaços de ergoterapia, onde é promovida a reabilitação psicossocial.

    Já na Unidade de Carnaxide, a comitiva visitou as instalações de cuidados continuados integrados, cuidados paliativos e reabilitação física, conhecendo o impacto dos serviços oferecidos nestas áreas cruciais para a qualidade de vida dos utentes.

    Com uma presença global em 54 países, a Ordem Hospitaleira de S. João de Deus gere 410 centros assistenciais, oferecendo cuidados a cerca de 25 milhões de pessoas anualmente. Em Portugal, o ISJD, conta com uma história de 130 anos, sendo um pilar no apoio aos mais vulneráveis, destacando-se pelos seus cuidados de saúde humanizados, especialmente nas áreas da saúde mental e dos cuidados paliativos.

    Atualmente, o ISJD presta cuidados a 4.300 pessoas em internamento e a mais de 2.000 na comunidade, realiza 5.840 consultas de especialidade e promove 74.260 sessões de medicina física e reabilitação. Tudo isto é possível graças à dedicação dos 46 Irmãos de S. João de Deus e dos 1.280 colaboradores, que diariamente trabalham para honrar o princípio da Hospitalidade.

    Cláudia Sá, Diretora-Geral do ISJD, destacou a importância da visita da Secretária de Estado: “Garantimos assim a proximidade e o conhecimento da Senhora Secretária de Estado da Gestão da Saúde com o ISJD e da sua equipa, de forma a podermos colaborar e sermos parceiros no presente e em projetos futuros.”

    O encontro reforçou o compromisso do ISJD em manter um diálogo aberto com as entidades governamentais, de forma a assegurar uma resposta eficaz às necessidades de saúde da população mais vulnerável.

A Carregar Informação