Ethics and Welfare Policy
A Política de Ética é transversal a toda a Instituição. Todos os profissionais do Instituto de S. João de Deus têm a responsabilidade de a conhecer e aplicar no seu exercício profissional.
Esta política assenta nos seguintes princípios:
- Respeito pelos Direitos e Dignidade da pessoa humana.
- Direito à Confidencialidade
- Consentimento Informado
- Promoção da Autonomia
- Respeito pela liberdade de consciência, incluindo a liberdade religiosa.
O Código de Ética do ISJD concretiza cada um destes princípios nas atividades laborais quotidianas. Inclui ainda, no seu preâmbulo o conceito de bem-estar.
Para o ISJD, o bem-estar individual (do Colaborador, da pessoa servida e sua família ou cuidador) corresponde ao equilíbrio entre os desafios que se colocam ao indivíduo e os recursos que ele possui para lidar com esses mesmos desafios. De cada vez que um indivíduo se depara com um desafio, o sistema de desafios e recursos entra num estado de desequilíbrio, uma vez que indivíduo é forçado a adaptar os seus recursos de forma a responder a um desafio particular. Assim sendo, um bem-estar adequado verifica-se quando um indivíduo possui recursos para lidar com um particular desafio (Dodge, P. Daly, Huyton, & Sanders, 2012). É do nosso entendimento que os recursos e desafios enquadram um leque alargado de fatores que poderão ser sociais, emocionais, espirituais, ambientais, ocupacionais, intelectuais e físicos. Enquadrado na sua Missão e Valores o ISJD promove esse Bem-Estar.