Casa de Saúde S. José

Unidade de saúde de referência especializada em Saúde Mental e Cuidados Continuados (Gelfa e Melgaço).

Serviços / Especialidades

Psiquiatria - Unidades de Apoio Moderado

UNIDADE S. JOÃO DE DEUS E UNIDADE PIERLUIGI MARCHESI

 Vocacionadas para a assistência a utentes clinicamente estabilizados, com o objetivo de promover a autonomia, o bem-estar e a qualidade de vida, através de programas de intervenção centrados na reabilitação psicossocial, que promovam um ambiente favorável à manutenção e estruturação de competências, através de treinos de atividades básicas e instrumentais de vida diária e de aptidões sociais e da psicoeducação centrada na promoção da saúde e no uso adequado dos tempos livres.

Psiquiatria – Respostas de Apoio Máximo

UNIDADE S. JOÃO GRANDE E UNIDADE S. BENTO MENNI

Unidade destinadas à prestação de cuidados de saúde a utentes com doença/deficiência mental com dependência física e deterioração cognitiva elevada com o objetivo de promover o bem-estar, o conforto e a qualidade de vida prevenindo-se a deterioração das competências dos utentes.

Reabilitação: Resposta Residencial

RESIDÊNCIA ANGULO

Inaugurada em 2005, a Residência Angulo, é uma unidade equiparada a Residência de Treino de Autonomia, enquadrada na comunidade de Areias de Vilar com capacidade para sete utentes com reduzido ou moderado grau de incapacidade psicossocial por doença mental grave, que se encontram clinicamente estabilizados.

Reabilitação: Resposta Ocupacional

Reabilitação: Resposta Ocupacional

Após a criação do Serviço de Reabilitação Psicossocial, surgiu a necessidade de optimizar os serviços oferecidos pela Casa de Saúde S. José e melhorar a qualidade de Vida dos nossos clientes. Neste sentido, em 17 de Maio de 2003, criou-se e organizou-se o atual Ateliê de Atividades Ocupacionais Ir. Bonifácio.

O Ateliê é composto essencialmente por seis espaços, que são: Ateliê de Reciclagem; Sala de Pintura, Sala de Trabalhar o Papel, Bar Terapêutico, Ateliê de Imagem e Ateliê de Olaria, para além de ter como pano de fundo o magnífico parque Ir. Jacinto.

 

Admissão de Utentes

Em atualização.

Até lá pode sempre entrar em contacto connosco através do telefone ou e-mail disponíveis neste site.

Certificações

Desde julho de 2017 todas as Unidades de Internamento e Serviços da CSSJ estão certificados pelo referencial EQUASS Assurance.

Unidade de Saúde da Gelfa (RNCCI)

Localizado no lugar da Gelfa, freguesia de Âncora, concelho de Caminha, este equipamento de saúde, inaugurado a 10 de Setembro de 2013, oferece respostas nas tipologias de Cuidados Continuados de Média Duração e Reabilitação e Longa Duração de Manutenção.


Cuidados Continuados de Média Duração e Reabilitação

Destina-se a pessoas que necessitem de cuidados clínicos, de reabilitação e de apoio psicossocial, por situação clínica decorrente de recuperação de processo agudo ou descompensação de processo patológico crónico, originando perda transitória de autonomia recuperável, com impossibilidade de prestação de cuidados de saúde no domicílio e pela não justificação de internamento em Hospital de Agudos ou em Unidade de Convalescença.


Cuidados Continuados de Longa Duração de Manutenção

Destinada a pessoas com doenças ou processos crónicos, com diferentes níveis de dependência, que necessitam de cuidados clínicos, de manutenção e de apoio psicossocial, em regime de internamento de longa duração tendo como objetivo contribuir para o bem-estar e qualidade de vida da pessoa, proporcionando-lhe cuidados conducentes à estabilização clínica, à prevenção e retardamento da situação de dependência.

Integrada da Rede de Cuidados Continuados assume-se como uma resposta de proximidade em particular para os concelhos de Viana do Castelo, Caminha e Vila Nova de Cerveira.

Para dar resposta a este objetivo a Unidade tem um Serviço Clínico composto por: Enfermeiros, Médicos, Psicólogos, Técnicos de serviço Social, Técnicos de Reabilitação (Terapeutas Ocupacionais; Fisioterapeutas; Terapeuta da Fala; Animadora Sociocultural).

Em conjugação com este Serviço Técnico funcionam os Serviços Gerais comuns a qualquer centro assistencial: serviços administrativos; serviço de tratamento de roupa; serviço da cozinha; serviço de manutenção.

IR PARA A UNIDADE DE SAÚDE DA GELFA

Unidade de Saúde de Melgaço (RNCCI)

Localizado no coração da Vila de Melgaço, no edifício contíguo ao Centro de Saúde, este novo espaço, inaugurado a 20 de Agosto de 2016 pelo Primeiro Ministro António Costa, vem dar resposta nas tipologias de Média Duração e Reabilitação e Longa Duração e Manutenção ao distrito de Viana do Castelo.


Unidade de Média Duração e Reabilitação

Resposta prevista para internamento com duração igual ou inferior a 90 dias, destina-se a pessoas que necessitem de cuidados clínicos, de reabilitação e de apoio psicossocial, por situação clínica decorrente de recuperação de processo agudo ou descompensação de processo patológico crónico, originando perda transitória de autonomia recuperável, com impossibilidade de prestação de cuidados de saúde no domicílio e pela não justificação de internamento em Hospital de Agudos ou em Unidade de Convalescença.


Unidade de Longa Duração e Manutenção

Concebida para períodos de internamento superior a 90 dias, destina-se a pessoas com doenças ou processos crónicos, com diferentes níveis de dependência e que não reúnam condições para ser cuidadas no domicílio ou serem internadas no Hospital de Agudos.

Integrada da Rede de Cuidados Continuados surge como uma resposta de proximidade em particular para os concelhos de Melgaço, Monção, Valença.

Para dar resposta a este objetivo a Unidade tem um Serviço Clínico composto por: Enfermeiros, Médicos, Psicólogos, Técnicos de serviço Social, Técnicos de Reabilitação (Terapeutas Ocupacionais; Fisioterapeutas; Terapeuta da Fala; Animadora Sociocultural).

Em conjugação com este Serviço Técnico funcionam os Serviços Gerais comuns a qualquer centro assistencial: serviços administrativos; serviço de tratamento de roupa; serviço da cozinha; serviço de manutenção.

IR PARA A UNIDADE DE SAÚDE DE MELGAÇO

Responsabilidade Social

A Casa de Saúde S. José integra de um consórcio, com mais cinco instituições do concelho de Barcelos, e coordenado pelo Banco Alimentar Contra a Fome – Delegação de Braga, no âmbito do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC) que se encontra na sua segunda fase.

O Objetivo principal deste projeto é o Combate à Pobreza e à Exclusão Social. A segunda fase do Programa Operacional, que decorre de Janeiro de 2020 a Janeiro de 2023, prevê o apoio a 102 beneficiários do Concelho de Barcelos.

 

Quem Somos

Sobre Nós

A Casa de Saúde S. José (CSSJ) é um dos Centros Assistenciais, propriedade da Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, que presta cuidados nas áreas de Saúde Mental (Psiquiatria e Reabilitação Psicossocial) e Cuidados Continuados Integrados (Média Duração e Reabilitação; Longa Duração e Manutenção).

As instalações estão dispersas pelos distritos de Braga (Unidade de Areias de Vilar – Barcelos) e Viana do Castelo (Unidade de Saúde da Gelfa e Unidade de Saúde de Melgaço).

Em Areias de Vilar, a cerca de um quilómetro da Estrada Nacional Barcelos - Braga, num ambiente rural onde a natureza, a tradição e a cultura se encontram, funciona a valência de Saúde Mental (Psiquiatria e Reabilitação Psicossocial), inaugurada em 1957.

Os utentes na área da saúde mental encontram-se distribuídos por quatro Unidades de Longo Internamento, duas das quais de Apoio Moderado e duas de Apoio Máximo, integrando também uma resposta equiparada a Residência de Treino de Autonomia.

Neste Centro têm sido privilegiadas a recuperação global ou a manutenção dos aspetos psíquicos e/ou sociais, dos clientes, através das intervenções definidas no âmbito da Reabilitação Psicossocial, numa visão integral do utente, na qual as competências técnicas da equipa multidisciplinar e o envolvimento com a família e o próprio, permitem uma assistência individualizada materializada em Planos Individuais de Intervenção com o objetivo de responder às necessidades identificadas.

Desde que foi criada e, essencialmente devido à sua localização no seio da comunidade de Areias de Vilar, os utentes internados nestas respostas sempre tiveram um contacto muito próximo com a população vizinha, o que veio permitir que mantivessem um bom nível de competências sociais.

A experiência adquirida ao longo de 60 anos, aliada às melhores práticas clínicas e à promoção de valores da dignidade humana e solidariedade, fazem da Casa de Saúde de S. José uma referência enquanto modelo de intervenção na área da Saúde Mental e dos Cuidados Continuados.

Procura, desde a sua fundação, a melhoria contínua dos processos, numa perspetiva integral, que tem sido uma prioridade de gestão procurando manter vivo o caráter humanista do fundador São João de Deus.

Desde 2013 expandiu a sua presença para o distrito de Viana do Castelo mais propriamente para Âncora, Caminha, edificando uma resposta na área dos cuidados continuados – Unidade de Saúde da Gelfa – na tipologia de Longa Duração e Manutenção.

 A intervenção nesta área do cuidar e apoio social consolidou-se com a abertura, em 2016, da Unidade de Saúde de Melgaço, nas tipologias de Média Duração e Reabilitação; Longa Duração e Manutenção e com a conversão, em 2018, de metade da capacidade instalada na Unidade de Saúde da Gelfa, para a tipologia de Média Duração e Reabilitação.

Para além dos clássicos serviços hospitalares que devem existir em instituições nas áreas de atuação da Casa de Saúde S. José (médicos, enfermagem, psicologia, serviço social, fisioterapia, terapia ocupacional e animação sociocultural), destacam-se, ainda, o Serviço de Reabilitação Psicossocial e Equipa de Pastoral da Saúde e Animação, que se revestem de fundamental importância numa abordagem holística do utente.

Mais de seis décadas de existência é tempo suficiente para se atingir a maturidade, nas pessoas e nas "coisas". A Casa de Saúde S. José já os cumpriu. Da complementaridade do carácter e modos de trabalhar dos diferentes Diretores, ao longo dos anos, resultou a obra que hoje existe e que quer continuar a crescer e a atualizar-se, numa relação privilegiada e de compromisso contínuo com a sociedade.

Respostas de apoio:

  • Serviço de Reabilitação Psicossocial
  • Pastoral da Saúde e Animação
  • Atelier de Atividades Ocupacionais
  • Atividades Ergoterápicas
  • Atividades Desportivas
  • Projeto Sócio Educativo NEA SYKI
Direção

Diretor: Dr. Luís Daniel Fernandes

Diretor-Adjunto: Dr. Fernando André Seixas Pereira 

Diretor Administrativo e Financeiro: Dr. Luís Pedro Vieira Lousada Novo

Diretor Clínico: Dr. Luís António Sá e Melo

Diretora de Enfermagem: Enf. João Paulo Carreiras Gonçalves

Responsável da Pastoral da Saúde e Social e da Animação: Dra. Luísa Fidalgo Martins

Superior da Comunidade: Ir. Bonifácio Lemos da Costa

Equipa

A Casa de Saúde S. José integra, no seu quadro de pessoal

Administrativos
Animadoras Socioculturais
Auxiliares
Capelães
Clínicos Gerais
Enfermeiros

Educadora Social
Farmacêutica
Fisiatra
Fisioterapeutas
Medicina Interna
Monitores de Atividades Ocupacionais
Neurologistas
Pessoal da Pastoral da Saúde e Animação
Pessoal de manutenção e serviços gerais
Psicólogos
Psiquiatras
Técnica de Farmácia
Técnicos de Serviço Social
Terapeutas da Fala
Terapeutas Ocupacionais

História

O Convento de São Salvador de Vilar de Frades e a respetiva Quinta foram adquiridos, a 28 de janeiro de 1957, ao Dr. Cupertino de Miranda, pelo Superior Provincial, o Ir. José Joaquim Fernandes. Designada inicialmente por Hospital Granja de S. José, ou Granja Agrícola de S. José de Vilar, foi adquirida para aí se instalar uma quinta ergoterápica, em continuidade da Casa de Saúde S. João de Deus de Barcelos. 

Os primeiros cinco doentes foram recebidos a 4 de fevereiro de 1957.

O regime de ergoterapia ocupava os doentes, sobretudo, na agropecuária. A quinta produzia grande diversidade de produtos, como, milho, trigo, batata, feijão, hortaliças, carnes, lacticínios, ovos e fruta. As ocupações ergoterápicas incluíam também a manutenção da casa, em diversas tarefas como as obras, limpeza, barbearia e na cozinha.

Em 1970, o Hospital-Granja de S. José passou a designar-se Casa de Saúde S. José, devido à reforma da legislação hospitalar.

No início da década de 1990, fruto das exigências da psiquiatria moderna, foi construída uma nova unidade de internamento que permitiu uma prestação de cuidados mais eficiente.

Essa mesma unidade foi alvo de uma remodelação em 2003, adequando as unidades a uma visão mais individualizada da prestação de serviços, com a criação de 3 unidades independentes e adequadas segundo a caracterização da população de utentes.

A necessidade de expandir a abrangência da intervenção ao nível da população com maior grau de autonomia, proporcionou a concretização de uma resposta equiparada a Residência de Treino de Autonomia, inaugurada em 2005 com o nome de Residência Ângulo.

Em 2013, expandiu a sua atuação para o distrito de Viana do Castelo, tendo sido inaugurada, a 10 de setembro, a Unidade de Saúde da Gelfa, vocacionada para os cuidados continuados de Longa Duração e Manutenção, inserida, desde 2008 na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI). 

Três anos depois, a 20 de agosto de 2016, abriu a Unidade de Saúde de Melgaço com as tipologias de Média Duração e Reabilitação e Longa Duração e Manutenção, também incluídas na RNCCI.

Em 2018, fruto de um acordo com a ARS Norte, a Unidade de Saúde a Gelfa viu convertida metade da sua lotação para a tipologia de Média Duração e Reabilitação.

Contactos

Visitas

  •  #COVID-19

    A realização da visita requer um agendamento prévio. Contacte a CSSJ por telefone ou e-mail.

     

    As visitas têm, nesta fase, uma duração de 30 minutos. Se nos últimos 14 dias teve sintomas sugestivos de COVID-19 ou tenham estado em contacto com casos suspeitos ou confirmados não deve realizar visitas.

     

  • Medidas implementadas:

    É elaborado um registo de visitantes.

    Deve cumprir com as medidas de distanciamento físico, etiqueta respiratória e higienização das mãos.

    É obrigatória a utilização da Máscara, preferencialmente cirúrgica.

    Não pode trazer objetos pessoais, géneros alimentares ou outros produtos.

    Os visitantes apenas poderão circular nos circuitos delimitados para o efeito.

    Para mais informações solicite o Regulamento para Visitas do Plano de Contingência da CSSJ #COVID-19

Candidaturas

 

Agradecemos o seu interesse em trabalhar connosco. Envie o seu CV para candidaturas.vilar@isjd.pt.

A Carregar Informação