A Casa de Saúde S. José (CSSJ) é um dos Centros Assistenciais, propriedade da Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, que presta cuidados nas áreas de Saúde Mental (Psiquiatria e Reabilitação Psicossocial) e Cuidados Continuados Integrados (Média Duração e Reabilitação; Longa Duração e Manutenção).
As instalações estão dispersas pelos distritos de Braga (Unidade de Areias de Vilar – Barcelos) e Viana do Castelo (Unidade de Saúde da Gelfa e Unidade de Saúde de Melgaço).
Em Areias de Vilar, a cerca de um quilómetro da Estrada Nacional Barcelos - Braga, num ambiente rural onde a natureza, a tradição e a cultura se encontram, funciona a valência de Saúde Mental (Psiquiatria e Reabilitação Psicossocial), inaugurada em 1957.
Os utentes na área da saúde mental encontram-se distribuídos por quatro Unidades de Longo Internamento, duas das quais de Apoio Moderado e duas de Apoio Máximo, integrando também uma resposta equiparada a Residência de Treino de Autonomia.
Neste Centro têm sido privilegiadas a recuperação global ou a manutenção dos aspetos psíquicos e/ou sociais, dos clientes, através das intervenções definidas no âmbito da Reabilitação Psicossocial, numa visão integral do utente, na qual as competências técnicas da equipa multidisciplinar e o envolvimento com a família e o próprio, permitem uma assistência individualizada materializada em Planos Individuais de Intervenção com o objetivo de responder às necessidades identificadas.
Desde que foi criada e, essencialmente devido à sua localização no seio da comunidade de Areias de Vilar, os utentes internados nestas respostas sempre tiveram um contacto muito próximo com a população vizinha, o que veio permitir que mantivessem um bom nível de competências sociais.
A experiência adquirida ao longo de 60 anos, aliada às melhores práticas clínicas e à promoção de valores da dignidade humana e solidariedade, fazem da Casa de Saúde de S. José uma referência enquanto modelo de intervenção na área da Saúde Mental e dos Cuidados Continuados.
Procura, desde a sua fundação, a melhoria contínua dos processos, numa perspetiva integral, que tem sido uma prioridade de gestão procurando manter vivo o caráter humanista do fundador São João de Deus.
Desde 2013 expandiu a sua presença para o distrito de Viana do Castelo mais propriamente para Âncora, Caminha, edificando uma resposta na área dos cuidados continuados – Unidade de Saúde da Gelfa – na tipologia de Longa Duração e Manutenção.
A intervenção nesta área do cuidar e apoio social consolidou-se com a abertura, em 2016, da Unidade de Saúde de Melgaço, nas tipologias de Média Duração e Reabilitação; Longa Duração e Manutenção e com a conversão, em 2018, de metade da capacidade instalada na Unidade de Saúde da Gelfa, para a tipologia de Média Duração e Reabilitação.
Para além dos clássicos serviços hospitalares que devem existir em instituições nas áreas de atuação da Casa de Saúde S. José (médicos, enfermagem, psicologia, serviço social, fisioterapia, terapia ocupacional e animação sociocultural), destacam-se, ainda, o Serviço de Reabilitação Psicossocial e Equipa de Pastoral da Saúde e Animação, que se revestem de fundamental importância numa abordagem holística do utente.
Mais de seis décadas de existência é tempo suficiente para se atingir a maturidade, nas pessoas e nas "coisas". A Casa de Saúde S. José já os cumpriu. Da complementaridade do carácter e modos de trabalhar dos diferentes Diretores, ao longo dos anos, resultou a obra que hoje existe e que quer continuar a crescer e a atualizar-se, numa relação privilegiada e de compromisso contínuo com a sociedade.
Respostas de apoio:
- Serviço de Reabilitação Psicossocial
- Pastoral da Saúde e Animação
- Atelier de Atividades Ocupacionais
- Atividades Ergoterápicas
- Atividades Desportivas
- Projeto Sócio Educativo NEA SYKI