Unidade de Saúde da Gelfa

Localizado no lugar da Gelfa, freguesia de Âncora, concelho de Caminha, este novo espaço de saúde pretende dar resposta a pessoas com doenças ou processos crónicos, com diferentes níveis de dependência, que necessitam de cuidados clínicos, de manutenção e de apoio psicossocial.

 

Serviços / Especialidades

Unidade de Longa Duração e Manutenção (RNCCI)

Funcionamento

Cuidados matinais de higiene e conforto: 08h00 – 11h00

Refeições: (Opção: carne/peixe/dieta1/dieta2)

pequeno-almoço – 08h30 | almoço – 12h00

lanche – 16h00 | jantar – 19:00 | ceia – 22h30


Terapias de reabilitação

Fisioterapia/ Terapia Ocupacional/ Terapia da Fala / Psicologia
Segunda a sexta: 9h00 – 17h00


Animação

Horário semanal variável


Acompanhamento espiritual e religioso

Eucaristia: domingos às 17h.

Nota: qualquer que seja a sua religião, tem direito a assistência. Solicite a presença do seu guia religioso/espiritual


Outros Serviços

  • Espaço Espiritual
  • Serviço de Cabeleireiro
  • Bar
  • Parque de estacionamento gratuito


Acesso ao telefone e outros meios de comunicação:

A Unidade de Saúde da Gelfa encontra-se equipada com telefone em todos os quartos, sendo possível estabelecer ou receber chamadas externas ao serviço.


Objetos Pessoais:

Não é aconselhável que traga objetos de valor ou elevadas quantias de dinheiro. Caso aconteça, deverá fazer o inventário de bens.

Admissão de Utentes

Informações junto das equipas da RNCCI.

Se tiver dúvidas entre em contacto connosco: usgelfa@isjd.pt

Certificações

Desde julho de 2017 todas as Unidades de Internamento e Serviços da CSSJ estão certificados pelo referencial EQUASS Assurance.

Quem Somos

Sobre Nós

Nossa Missão é prestar cuidados de saúde e apoio social humanizados à população em geral, inspirados no estilo carismático de S. João de Deus, de acordo com a doutrina social da Igreja, com excelência técnica e rigor científico, dando particular atenção aos mais desprotegidos e contando com Colaboradores especializados e comprometidos com o princípio de “fazer bem o bem”.

Deste modo, damos-lhe as boas vindas e desejamos-lhe os maiores sucessos na sua recuperação.


Direitos e Deveres

Na Unidade de Saúde da Gelfa são assegurados os direitos e deveres de cada utente, conforme expresso Guia de Princípios Éticos e Boas Práticas dos Centros Assistenciais do Instituto S. João de Deus (disponível na Unidade).

A elaboração de sugestões e/ou reclamações é um processo integrante da melhoria contínua dos nossos serviços.

A Equipa agradece o preenchimento do “Questionário de Avaliação da Qualidade e da Satisfação dos Utentes”.

O Instituto S. João de Deus possui linhas de orientação sobre a prevenção e gestão de abusos e maus tratos, pelo que aplicamos uma Política de Tolerância Zero. Se identificadas situações, comunique à Direção do Estabelecimento: usgelfa@isjd.pt ou preencha o formulário “Nota de Participação” (receção).

Direção

Diretor: Dr. Luís Daniel Fernandes
Director Administrativo e Financeiro: Dr. Luís Pedro Vieira Lousada Novo
Director Clínico: Dr. Luís António Sá e Melo
Director de Enfermagem: Dra. Ana Margarida Ferreira da Silva
Responsável da Pastoral da Saúde e Social e da Animação: Luísa Fidalgo Martins

Superior da Comunidade: Ir. António Matias

Equipa

A Unidade de Saúde da Gelfa visa contribuir para o bem-estar e qualidade de vida de pessoas com doenças ou processos crónicos, com diferentes níveis de dependência, que necessitam de cuidados clínicos, de manutenção e de apoio psicossocial, em regime de internamento de longa duração.


Médicos
Enfermeiros
Fisioterapeuta
Terapeuta Ocupacional
Terapeuta da Fala
Assistente Social
Psicólogo
Animador Sociocultural
Empregados Auxiliares
Nutricionista
Administrativos
Capelão

História

A Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção da Gelfa foi inaugurada no dia 10 de Setembro de 2013, inicialmente como resposta na tipologia de Longa Duração e Manutenção e, em 2018, fruto de uma conversão de metade da capacidade instalada passou a deter, igualmente, uma Unidade de Média Duração e Reabilitação.

O investimento nesta nova estrutura foi de 3.914.925,59 €, e contou com a coparticipação FEDER no montante de 1.763.000,00 €. Esta será a terceira utilização em termos de assistência na saúde deste imóvel que detém já o seu espaço na história da assistência à população do Alto-Minho.

Aproveitando a sua localização junto ao mar e por consequência os benefícios do ar marítimo, água e do sol, foi, em meados de 1929, instalado neste complexo o Sanatório Marítimo da Gelfa que se notabilizou no tratamento da tuberculose óssea.

No entanto, na década de 60, fruto da evolução dos tratamentos e com a generalização da vacinação com BCG aliada a uma predominância de intervenção na área da prevenção, esta doença foi diminuindo acentuadamente originando, por consequência, o encerramento dos sanatórios entre os quais o Sanatório Marítimo da Gelfa.

Em 16 de Janeiro de 1963, pelo Decreto n.º 44855 do Ministério da Saúde e Assistência, o imóvel é cedido a título precário pelo extinto Instituto de Assistência Nacional aos Tuberculosos, IANT, a favor do Instituto de Assistência Psiquiátrica.

Em Agosto de 1965, o então designado Hospital Psiquiátrico da Gelfa é integrado funcionalmente no Centro de Saúde Mental de Viana do Castelo com o objetivo de prestar assistência em termos de internamento a pessoas do sexo feminino portadores de patologia mental.

Em consequência da reorganização dos serviços de saúde mental no Alto-Minho, o Hospital é encerrado em 1999 tendo sofrido intervenção de remodelação tutelada para Direção-Geral das Instalações e Equipamentos da Saúde entre 2001 e 2005.

Em Novembro de 2007, o Conselho Diretivo dessa Administração Regional de Saúde do Norte, IP (ARSN,IP) através da sua vogal Drª. Isabel Oliveira, convidou o Instituto S. João de Deus (ISJD) para reabrir o antigo Hospital Psiquiátrico da Gelfa como Unidade de Cuidados Continuados.

A integração da Unidade na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) para o distrito de Viana do Castelo surge no anexo ao Despacho N.º 1408/2008, dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Saúde de 11 de Janeiro e no anexo ao Despacho N.º 3730/2011, dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Saúde de 25 de Fevereiro. Esta Unidade pertence à Casa de Saúde de S. José localizada em Areias de Vilar, Barcelos.

  •  #COVID-19

    A realização da visita requer um agendamento prévio. Contacte a Unidade de Saúde da Gelfa por telefone ou e-mail.

     

    As visitas têm, nesta fase, uma duração de 30 minutos. Se nos últimos 14 dias teve sintomas sugestivos de COVID-19 ou tenham estado em contacto com casos suspeitos ou confirmados não deve realizar visitas.

     

  • Medidas implementadas:

    É elaborado um registo de visitantes.

    Deve cumprir com as medidas de distanciamento físico, etiqueta respiratória e higienização das mãos.

    É obrigatória a utilização da Máscara, preferencialmente cirúrgica.

    Não pode trazer objetos pessoais, géneros alimentares ou outros produtos.

    Os visitantes apenas poderão circular nos circuitos delimitados para o efeito.

    Para mais informações solicite o Regulamento para Visitas do Plano de Contingência da CSSJ #COVID-19

Candidaturas

 

Agradecemos o seu interesse em trabalhar connosco. Envie o seu CV para candidaturas.vilar@isjd.pt.

A Carregar Informação