Centro Assistencial na área da Psiquiatria, Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial
A Casa de Saúde S. Rafael foi fundada em 1927. O seu principal impulsionador foi o Dr. Joaquim Bartolomeu Flores a quem dois Irmãos da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus bateram à porta vindos da ilha da Madeira a pedir ajuda. Esta foi a semente que germinou todo o processo que levou à fundação da Casa de Saúde S. Rafael. Foram várias as pessoas influentes que corresponderam a este repto, tendo sido erguido o edifício que albergou os doentes mentais que ocupavam as instalações do antigo Hospital de St. Espírito da Santa Casa da Misericórdia.
Pouco a pouco foram chegando doentes das outras ilhas do Grupo Central e Ocidental, o que foi aumentando progressivamente. O Dr. Bartolomeu Flores, considerado o clínico pioneiro da psiquiatria local, foi o primeiro diretor clínico formando, com os Irmãos, enfermeiros e técnicos da especialidade, para além da acção religiosa e espiritual também exercida pelos irmãos, uma excelente equipa de trabalho e de ação.
A Casa de Saúde S. Rafael ao longo das primeiras décadas de existência, deu um contributo insubstituível não só no tratamento dos doentes, como no ultrapassar o estigma que havia na sociedade em relação aos doentes do foro mental.
Ao longo das décadas subsequentes e principalmente na de 60, foram-se verificando transformações na postura mental da sociedade e da família face à doença, no acompanhamento e tratamento clínico dos doentes, nas estruturas físicas e recursos humanos, evolução que a Casa de Saúde foi acompanhando, tomando a forma, paulatinamente, de Hospital Psiquiátrico.
Na direção clínica da casa seguiu-se o Dr. Hélio Flores Brasil que aí permaneceu durante mais de 40 anos, contribuindo muito para o progresso desta instituição, com novas ideias, novas práticas, surgiram as consultas externas, o apoio ao domicílio, o hospital de dia e o dispensário da higiene e profilaxia mental.
Após a autonomia democrática e a consequente cooperação financeira do Governo Regional, surgiram também novas estruturas e equipamentos, melhores serviços e humanização dos cuidados que sempre foram timbre dos Irmãos Hospitaleiros.
Na senda do percurso trilhado da competência técnica e funcional, a Casa de Saúde S. Rafael é hoje, sob direção do Dr. Marco Filipe Silveira Pavão, uma unidade psiquiátrica regional ao serviço de cerca de 103.000 habitantes.