Sobre o Museu

O primeiro Museu da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus em Portugal, denominado Museu da Loucura, foi fundado em 1920, pelo Diretor Clínico da Casa de Saúde do Telhal, Dr. Luís Cebola. Este Museu, instalado no Pavilhão de S. José, apresentava trabalhos de artes plásticas, feitos por utentes na Ergoterapia, destacando-se, dessa época, as aguarelas de Stuart de Carvalhais.

 

Ao longo do séc.XX, passou a chamar-se Museu Ergoterápico, tendo sido instalado na Unidade Bento Menni, já com um percurso e equipamento museográfico. Desta fase, distinguem-se as obras dos utentes Joaquim Guerreiro, Jorge Simões Costa, José Santa Maria, Mestre Abreu e Gastão Eiró.

 

O Museu S. João de Deus – Psiquiatria e História, inaugurado a 8 de Março de 2009, no edifício da antiga Escola Apostólica, deu continuidade, ampliando os conteúdos temáticos. Inclui um percurso de exposição permanente sobre S. João de Deus e a história da Ordem Hospitaleira em Portugal nos últimos 400 anos, valorizando a evolução da assistência médico-hospitalar nas áreas de psiquiatria, de medicina e de enfermagem e a produção artística no âmbito da Terapia Ocupacional das várias Casas de Saúde da Província Portuguesa (incluindo as do Brasil e de Timor e as das ex-colónias de Angola e de Moçambique). O Museu dispõe ainda de duas salas de exposição temporária, uma Biblioteca/Centro de Documentação e um auditório.

 

 

Objetivos

 

  • Divulgar a mensagem cristã de Hospitalidade e preservar a memória histórico-religiosa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus;
  • Conservar, sensibilizar e divulgar o património artístico e científico das Casas da Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira, em Portugal, na Delegação do Brasil e na Missão de Timor;
  • Questionar e esclarecer dúvidas sobre Saúde Mental, a fim de diminuir o estigma, incentivar à compreensão e envolver as famílias e a sociedade na adaptação e recuperação sociocultural dos utentes.

 

O edifício

 

O edifício da antiga Escola Apostólica dos Irmãos de S. João de Deus, construído em 1937, cumpriu a sua função até 1977. Posteriormente, o edifício foi adaptado a Unidade Ricardo Pampuri de internamente de utentes.

 

Em 2001, iniciou-se o processo de requalificação do edifício, sendo entregue o projeto arquitetónico e de design museográfico ao atelier de Inês Lobo arquitectos, Lda. O Museu é inaugurado a 8 de Março de 2009 e, como refere o Superior Provincial, Ir. José Augusto Gaspar Louro, no Catálogo do Museu: “Uma das principais premissas na origem do projeto foi a relação que o edifício estabelece com o exterior, acentuando a importância da luz como elemento potenciador de diferentes perspetivas sobre o edifício e os espaços que o envolvem”.

 

O edifício, com cerca de 1.500m2, de planta quadrangular com claustro central, é constituído por três pisos com um percurso de exposição permanente que inclui a Capela da antiga Escola, duas salas de exposição temporária, um auditório e uma Biblioteca/ Centro de Documentação.

 

 

 

A Carregar Informação