Notícias

  • XXIII Edição do Festival de Sopa, Fajã de Baixo

    09 de Setembro de 2024

    O Instituto S. João de Deus – Casa de Saúde S. Miguel (CSSM), em parceria com a Casa do Povo da Fajã de Baixo, realizou no passado dia 7 de setembro, a XXIII edição do Festival de Sopa, um dos maiores eventos do género em Portugal e o mais antigo e prestigiado da Região Autónoma dos Açores. 

    Este festival gastronómico que decorre nos jardins da CSSM, contou com a participação de mais de 2000 pessoas, que puderam degustar as cerca de 70 sopas a concurso, elaboradas por diversas instituições, entidades e muitas pessoas a título particular. 

    Aos visitantes, oferecemos uma oportunidade única de degustar todas as sopas que se encontravam a concurso, desde as mais tradicionais até às mais inovadoras e exóticas, satisfazendo os mais variados gostos.

    Além das sopas, houve ainda saborosas bifanas feitas pelos colaboradores da Casa do Povo e as sempre muito apreciadas e deliciosas malassadas elaboradas pelos nossos colaboradores.

    A animação esteve a cargo de Andreia Macário, do Grupo Folclórico Ilha Verde da Escola Secundária Domingos Rebelo, do Urro das Marés, do Duo Acustic e da Charanga dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada garantindo um ambiente festivo e de convívio.

    Com o crescimento do Festival, criou-se um palco secundário numa zona lounge para que as pessoas pudessem apreciar a sua sopa num ambiente mais descontraído.

    Este ano, o Festival contou com a presença dos chefs de cozinha Nélia Amorim e Sónia Melo, bem como de Rui Coutinho (Confraria dos Gastrónomos), que, juntamente com o público, decidiram os vencedores dos prémios do concurso. 

    Este evento apenas é possível graças ao sentimento de pertença e compromisso que os nossos colaboradores evidenciam ainda mais nesta data, tivemos cerca de 70 pessoas a colaborarem connosco neste dia e nos dias que antecederam o festival. É pois, um evento que junta familiares e amigos unidos num verdadeiro espírito de Família Hospitaleira. 

    Apenas uma Instituição como a nossa, bastante reconhecida e acarinhada por toda uma comunidade, conseguiria agregar tantas instituições, entidades e particulares, num evento tão singular.

     

     

    Artigo escrito por Paulo Braga, Diretor da Casa de Saúde de S. Miguel

A Carregar Informação