Notícias

  • DIALOGA 24 - ‘Hospitalidad creativa’

    07 de Junho de 2024

     

    Pela primeira vez na História realizou-se em Madrid o encontro de todas as equipas de direção dos 80 Centros San Juan de Dios de Espanha, com mais de 300 participantes, incluindo as direções transversais dos 3 territórios e da Sede da Província Espanhola, bem como oradores especialistas externos.

    O evento teve lugar em Madrid nos dias 5, 6 e 7 de junho e tivemos o privilégio de ser convidados a levar uma pequena equipa com o nosso presidente, Ir. José Paulo, Claúdia Sá, Paulo Braga, Patrícia Almeida e Ana Sequeira. Foi uma reunião extraordinária, com um acolhimento hospitaleiro e inovador, revelando um renovado espírito de união entre todos, discussões abertas em plenário, discussão de diferentes temas centrais tanto na estratégia como na eficiência das operações e até aprofundámos a questão do discernimento espiritual nas equipas.

    De acordo com o diretor geral da Província de Espanha, Juan Jose Afonso: “Foi pensado para abrir caminhos novos e audazes”.

    Também o Hrn. Amador Fernández (provincial de Espanha) abriu a reunião de um modo especial: “Sentar-nos a Dialogar, nada melhor!”

    Foi, portanto, um diálogo sobre possíveis caminhos suportados em experiências e estudos, em mesas redondas, entre pessoas chave de várias funções, de vários Centros e Sede, e convidados especialistas, aberto às questões e opiniões da audiência.

    Foram discutidos problemas práticos que também nos afetam em Portugal, como por exemplo:

    - A falta de profissionais e caminhos novos para trabalhar em equipas multidisciplinares complementares menos assistenciais e mais centrados em ocupações;

    - A transmissão do carisma através dos leigos, a vivência do propósito, em particular nas situações mais difíceis: “Ultrapassar montanhas é espiritual, mais do que competências e autoridade; uma equipa faz-se de pessoas boas que se sacrificam pelos outros”;

    - Na ação social, como financiar-nos, o papel das fundações na obra social, para onde caminha a qualidade e o “fazer bem” face as questões de sustentabilidade, que parceiros dentro das redes sociais já existentes;

    - As implicações e impacto do envelhecimento e maior longevidade da população, como serão os nossos Utentes e como vamos servi-los daqui a 5, 10, 20 anos;

    - As implicações do aumento da complexidade na saúde mental nos doentes mais jovens: patologias duais, adições e saúde mental, a ocupação e livre arbítrio.

    E ainda outros temas com a Governação, a Estratégia, os projetos inovadores e a investigação.

    No final o Hrn. Joaquim, também falou sobre os riscos que enfrentamos de “fazer aquilo que não nos toca e não fazer aquilo que nos toca” e da necessidade de procurarmos sempre estar próximos de quem precisa e onde precisa, portanto mais inseridos nas redes comunitárias e de apoio domiciliário.

    Aproveitámos para visitar o Centro de Ciempozuelos e a Clínica de La Paz onde também fomos recebidos de uma forma maravilhosa e guiados por toda a equipa de direção e coordenadores pelas diferentes unidades, identificando as áreas de boas práticas que poderemos trazer para Portugal.

    Temos muito a aprender entre Espanha e Portugal, e, já temos várias reuniões de trabalho conjunto marcadas!

A Carregar Informação