Notícias

  • 1º Encontro Nacional de Arte e Medicina e o poder terapêutico da Arte

    09 de Outubro de 2024

    O 1º Encontro Nacional de Arte e Medicina, realizado nos dias 3 e 4 de outubro, foi uma oportunidade única de partilha e reflexão sobre o valor da arte, não apenas como instrumento terapêutico, mas também no seu papel fundamental ao contar histórias que refletem sobre a doença e a experiência de estar doente.

    Aberto à comunidade, o evento proporcionou um espaço de diálogo entre a comunidade artística, a sociedade civil e os profissionais de saúde. A interação entre os participantes permitiu uma troca enriquecedora de ideias, contribuindo para uma compreensão mais profunda e humanizada das vivências relacionadas com a doença, tanto do ponto de vista dos doentes como dos seus cuidadores.

    O encontro foi estruturado em vários blocos temáticos, que exploraram diferentes formas de expressão artística e o seu impacto na medicina. Os blocos Ilustração e Fotografia, Literatura, Música e Teatro e Cinema permitiram uma análise profunda de como cada uma destas áreas artísticas pode contribuir para a terapia, a partilha de emoções e a reflexão sobre a doença. Durante as sessões, foram discutidos exemplos práticos e trabalhos concretos que têm vindo a utilizar estas formas de arte para apoiar o bem-estar e a saúde mental dos pacientes.

    Raquel Pedro, responsável pelo Estúdio da Casa de Saúde do Telhal, partilhou a sua vasta experiência no cruzamento entre arte e saúde, e apresentou o trabalho que desenvolve diariamente e, em que a utilização da arte enquanto meio terapêutico, permite aos pacientes a exteriorização através de diversas formas de expressão artística.

    Este primeiro Encontro sublinhou, assim, o papel crucial da arte enquanto ferramenta terapêutica e destacou a sua relevância na partilha de histórias que permitem uma reflexão mais ampla sobre a condição humana e a experiência da doença.

A Carregar Informação