Notícias

  • LXX Capítulo Geral - a primeira semana

    18 de Outubro de 2024

    A primeira semana do LXX Capítulo Geral da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, que está a decorrer em Częstochowa, Polónia, está a ser marcado pela reflexão e escuta ativa. Sob o lema "Hospitalidade num Mundo em Mudança", o Capítulo Geral tem como objetivo principal abordar os desafios atuais e futuros da Ordem, respondendo às exigências de um mundo em constante transformação.

    O primeiro dia, 14 de outubro, foi marcado pelo reencontro de Irmãos e Colaboradores de 18 Províncias e terminou com um momento espiritual profundo: uma adoração ao Santíssimo na emblemática Basílica de Jasna Góra.

    Na manhã de 15 de outubro, o Superior Geral da Ordem, Ir. Jesús Etayo, deu oficialmente início ao Capítulo Geral, após a celebração de uma Missa de Abertura, onde destacou a importância deste encontro para o futuro da Ordem. O Ir. Franciszek Salezy Chmiel, Superior Provincial da Província da Polónia, deu, também, as boas-vindas a todos, sublinhando o significado espiritual do local: “Estamos encantados por vos receber aqui, na casa da Virgem Negra, que tanto intercede por milagres. Este local é também muito importante para os nossos Irmãos na Ucrânia”.

    O dia 16 foi de partilha entre as diferentes Províncias. Cada uma teve a oportunidade de apresentar o seu stand e fornecer informações detalhadas sobre as suas realidades. Os capitulares visitaram os stands, onde aprofundaram o conhecimento sobre o trabalho desenvolvido em cada Província, respondendo a perguntas e fortalecendo os laços de colaboração.

    A 17 de outubro, os capitulares reuniram-se em grupos de trabalho para refletir sobre os relatórios da Cúria Geral relativos ao último sexénio. As discussões centraram-se na expansão da Ordem para novos países e na reunificação de algumas Províncias, permitindo a todos refletirem sobre as realidades locais e globais da Ordem. Este exercício de escuta ativa e partilha de experiências ajudou a construir um retrato mais completo do estado atual da Ordem Hospitaleira, proporcionando uma melhor compreensão das suas evoluções e desafios. Este trabalho continuou no dia 18, sexta-feira, com a síntese e agrupamento das propostas que chegaram das várias Províncias como resultado dos trabalhos dos grupos de sensing.

    Estes primeiros dias foram dedicados à apresentação dos resultados do processo de sensing, um método que envolveu a participação de todos os membros da Família Hospitaleira a nível global, para identificar as questões mais prementes. Durante as sessões de trabalho, os capitulares exploraram as necessidades emergentes e discutiram como a Ordem poderá renovar o seu carisma de Hospitalidade à luz das novas realidades. 

A Carregar Informação