Notícias

  • Escola de Hospitalidade regressa com novo formato

    25 de Outubro de 2024

    A Escola de Hospitalidade S. João de Deus voltou a abrir portas, agora com um formato renovado, mais dinâmico, próximo e experiencial. O seu propósito mantém-se: ser um espaço de transmissão dos valores hospitaleiros, onde colaboradores de diferentes funções e áreas de atuação refletem sobre o que significa praticar a hospitalidade num mundo em constante mudança. Este novo formato incentiva cada participante a adaptar os princípios de acolhimento e cuidado às realidades contemporâneas, sem perder de vista a essência da hospitalidade.

    O regresso da Escola de Hospitalidade representa uma oportunidade para reafirmar e expandir o compromisso com o acolhimento e o cuidado, sobretudo para os mais vulneráveis. Mais do que formar tecnicamente, a Escola pretende desenvolver profissionais que atuem com compaixão, dignidade e respeito. Num contexto onde o cuidado pode tornar-se impessoal, a Escola procura valorizar a presença humana e fomentar uma cultura de hospitalidade genuína, considerando cada pessoa na sua totalidade. Acreditamos que, ao formar profissionais que cuidam com o coração, podemos transformar a experiência de quem sofre e fortalecer os laços de solidariedade na sociedade.

    Após alguns anos de pausa, a Escola retomou as suas atividades com um projeto piloto que introduziu um formato prático e dinâmico. Nesta nova edição, 22 colaboradores de diferentes Centros Assistenciais do ISJD em Portugal participaram num encontro de três dias, marcando o início desta nova jornada formativa.

    O primeiro módulo foi dedicado a explorar a identidade dos Colaboradores como hospitaleiros, refletindo sobre a história de S. João de Deus e da Ordem ao longo de 450 anos. Foram discutidos o papel da missão de acolher os que assistimos e a importância de "ser casa" para todos. Também houve espaço para refletir sobre o papel de cada colaborador na construção de um mundo mais inclusivo.

    Este reencontro proporcionou uma experiência enriquecedora, destacando-se a participação da diretora-geral do ISJD, Cláudia Sá, e o testemunho inspirador do Irmão Irineu Gouveia, cuja experiência trouxe uma conexão profunda com a missão da Ordem Hospitaleira em Portugal, que motivou e inspirou todos os participantes.

    Em novembro, o grupo voltará a reunir-se para encerrar esta edição piloto da Escola de Hospitalidade, aprofundando o compromisso com uma cultura de hospitalidade genuína, baseada nos valores fundamentais da Ordem.

A Carregar Informação