Notícias

  • Governo Regional da Madeira assina contrato-programa com a CSJD - Funchal

    05 de Novembro de 2024

    O Conselho do Governo Regional da Madeira reuniu, no passado dia 5 de novembro, na Quinta Vigia onde aprovou diversos contratos-programa, que ascendem a um total de 125 mil euros.

    Um desses contratos foi celebrado com a nossa Casa de Saúde de S. João de Deus - Funchal (CSSJD-F) e tem em vista o apoio financeiro para o desenvolvimento do projeto no âmbito da prestação dos serviços assistenciais domiciliários em saúde mental e psiquiatria - "CUIDANDO". Esta comparticipação financeira que não excederá o valor de 22.343,06 euros.

     

    No mesmo dia, Eduardo Lemos, Diretor da CSSJD-F, apelou à criação de uma comunidade terapêutica na Madeira e a uma maior aposta na prevenção, no tratamento e na reabilitação das pessoas com problemas com droga.

    O Diretor da CSSJD-F foi ouvido na Comissão Especializada de Saúde e Proteção Civil na sequência do requerimento de Audição Parlamentar do PSD, que tem por objetivo obter “esclarecimentos sobre programas de combate e dissuasão do consumo de drogas e substâncias psicoativas na Região Autónoma da Madeira (RAM)”.

    “As drogas provocam uma desorganização global, grave e aguda no indivíduo. Alucinações e delírios são os quadros psicóticos detetados” nas pessoas que de alguma forma “põem em causa a boa organização social”, começou por caracterizar este especialista em saúde.

    Atualmente, “a taxa de incidência é elevada, mas o aparecimento de novos casos não é tão acentuado”, estando a média de idades da população tratada na Casa de Saúde São João de Deus entre os 30 e os 35 anos.

    Por isso Eduardo Lemos propõe uma nova estratégia para o combate ao consumo de drogas e de substâncias psicoativas que passa pela criação de uma comunidade terapêutica. “Devíamos avançar para uma comunidade terapêutica porque é uma mais-valia para o modelo de internamento, onde se aposta em internamentos mais longos e mais entrosados com as várias disciplinas da área da saúde”.

    O Diretor revelou que já existe uma “task force” regional a trabalhar numa estratégia de combate e tratamento das toxicodependências que envolve a Secretaria Regional de Saúde e os diversos parceiros sociais que trabalham a problemática, incluindo os tribunais.  

     

    (fonte: jm-madeira.pt)

     

    Saiba mais sobre o CUIDANDO (Funchal) AQUI

    Sobre o Projeto CUIDANDO

    O CuiDando é uma resposta comunitária de apoio domiciliário para a empregabilidade de pessoas com doença mental.

    A nossa equipa promove a capacitação dos/as beneficiários/as para a empregabilidade, de forma individualizada e integrada, numa atuação de proximidade e em articulação com as entidades públicas, sociais e particulares dos Concelhos de intervenção.

    O projeto Cuidando nasceu em Barcelos e ao longo dos anos tem servido de modelo para a implementação desta resposta de ambulatório na área da saúde mental em vários centros do ISJD.

     

A Carregar Informação