Notícias

  • Direitos das Pessoas com Demência

    10 de Dezembro de 2024

    No Dia Internacional dos Direitos Humanos, juntamo-nos à reflexão global sobre a igualdade, dignidade e justiça para todos. Desta forma, relembramos a importância de garantir os direitos fundamentais das pessoas que vivem com demência.

    Estima-se que a demência afete, anualmente, mais de 55 milhões de pessoas em todos o mundo e é uma das principais caudas de incapacidade e dependência entre a população mais envelhecida. Além dos desafios causados pela doença, estas pessoas, bem como os seus familiares e cuidadores, enfrentam frequentemente várias barreiras que dificultam o acesso aos seus direitos.

    Os Direitos Humanos centram-se nos princípios de igualdade, dignidade, respeito, liberdade e justiça de forma universal e absoluta. Contudo, as pessoas que vivem com demência veem-se muitas vezes privadas do pleno acesso a estes direitos.

    O Projeto Dementia Right, cofinanciado pelo Programa Erasmus+, foi criado precisamente para abordar estas questões. Com uma missão clara de desenvolver uma abordagem baseada em direitos humanos para proteger e melhorar a qualidade de vida, inclusão social e dignidade das pessoas que vivem com demência, dos seus familiares e cuidadores.

    Durante o desenvolvimento deste projeto foi criada, em colaboração com os parceiros internacionais, uma Carta de Direitos para Pessoas que vivem com Demência que teve por base a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

    Esta carta tem como objetivo capacitar tanto as pessoas que vivem com demência como os seus cuidadores e a comunidade em geral, assegurando que todos os direitos são respeitados e protegidos. Além disso, a carta cria uma linha orientadora para os serviços sociais e de saúde para que se tornem mais sensíveis às necessidades, vontades e preferências desta população.


    No Dia Internacional dos Direitos Humanos, reafirmamos o nosso compromisso com a inclusão e a dignidade das pessoas que vivem com demência.

    Saiba mais sobre o Projeto Dementia Right e aceda, também, aos seus recursos, AQUI

A Carregar Informação