*Chamada para rede fixa nacional.
Notícias
-
Dia Internacional dos Direitos Humanos
10 de Dezembro de 2024
Hoje, assinalamos o Dia dos Direitos Humanos, uma forma de relembrar o legado de São João de Deus, e reafirmarmos, assim, o nosso compromisso com o apoio aos mais vulneráveis.
Este ano, o tema das celebrações, “nossos direitos, nosso futuro, agora”, destaca a urgência de agir em prol da dignidade humana e dos direitos fundamentais. Para o ISJD, esta mensagem encontra eco na sua missão diária de cuidar, proteger e dignificar os mais frágeis da sociedade, como forma de seguir os passos do nosso fundador.
A atuação da Ordem Hospitaleira de São João de Deus (OHSJD) estende-se por todo o mundo com projetos que respondem às crises humanitárias contemporâneas. Como é o caso do novo projeto social a ser conduzido pela Província Polaca da Ordem: a construção de um Centro Social em Drohobycz, na Ucrânia, que tem como objetivo responder às necessidades crescentes da população local, agravadas pela guerra.
Na sua mensagem por ocasião do Dia dos Direitos Humanos, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres afirma que, “devemos defender todos os direitos – sempre. Sanar as divisões e construir a paz. Enfrentar os flagelos da pobreza e da fome.”
O projeto de Drohobycz é o exemplo do trabalho desenvolvido pela Ordem que tem como missão de ajudar quem mais precisa e protegê-los dos flagelos da guerra, pobreza e fome. Este espaço que foi apoiado pelo LXX Capítulo Geral da OHSJD a convite do anterior Superior Geral, Jesús Etayo, será um refúgio para aqueles que fogem da violência, oferecendo-lhes acolhimento, cuidados e esperança num momento de extrema vulnerabilidade.
Quer contribuir para a construção do Centro de Drohobycz? Saiba como, AQUI