Notícias

  • Jesus é a Porta da Paz e da Esperança

    25 de Dezembro de 2024

    Neste Natal, o Papa Francisco recorda-nos uma verdade profunda: “A porta do coração de Deus está sempre aberta: voltemos para Ele!” Na sua mensagem “Urbi et Orbi”, proferida na Basílica de São Pedro, o Santo Padre exortou o mundo a redescobrir a sacralidade da vida, a reconciliação e a paz, destacando a abertura da Porta Santa que simboliza Jesus, a Porta da Salvação.

    O Jubileu de 2025, iniciado neste Natal, é um convite para todos atravessarmos a Porta que nos conduz à esperança. O Santo Padre apelou ao perdão, tanto das dívidas que oneram os países mais pobres como das ofensas que dividem famílias, comunidades e nações. “Deixemo-nos reconciliar com Deus, e então poderemos reconciliar-nos uns com os outros, até com os nossos inimigos”, disse o Papa, sublinhando que a misericórdia de Deus é capaz de desfazer todos os nós, derrubar os muros que nos dividem e dissolver o ódio.

    A Hospitalidade é o caminho
    Este apelo ao perdão, à paz e à misericórdia ecoa profundamente na missão da Ordem Hospitaleira de São João de Deus. Em todo o mundo trabalhamos diariamente para acolher os mais frágeis, oferecendo-lhes cuidado, amor e dignidade. Inspirados pelo Carisma Hospitaleiro de São João de Deus, somos chamados a ser testemunhas vivas desta porta aberta de Deus para a humanidade.

    Neste Natal, o presépio que enfeita os nossos espaços recorda-nos que Jesus nasceu na simplicidade, para nos ensinar que cada vida é sagrada, especialmente aquelas que enfrentam o sofrimento e a exclusão. Assim como o Papa enfatizou na sua mensagem, também nós estendemos os braços a quem mais precisa, a todos os que buscam cuidado e um refúgio seguro.

    Que este Jubileu seja um tempo de renovação, reconciliação e esperança para todos nós. Unidos como “peregrinos da esperança”, que possamos abrir as portas do nosso coração e atravessar com coragem o caminho do amor e da paz.

    O Instituto São João de Deus deseja a todos um Santo Natal repleto de amor, hospitalidade e esperança!

A Carregar Informação