*Chamada para rede fixa nacional.
Notícias
-
RESTART: Combater dependências através do desporto
28 de Janeiro de 2025
O Instituto S. João de Deus (ISJD) integra o projeto europeu RESTART, uma iniciativa que utiliza o desporto reabilitativo como ferramenta terapêutica para a recuperação de dependências, abrangendo tanto as tradicionais (álcool e drogas) como as modernas (jogo online e vícios digitais).
Objetivos do Projeto
Coordenado pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, Benito Menni CASM (Espanha), o projeto RESTART reúne instituições de vários países da Europa, entre elas o ISJD, para desenvolver soluções inovadoras que:
- Promovam a adesão ao desporto entre pessoas em recuperação.
- Capacitem profissionais de saúde e desporto com práticas terapêuticas inovadoras.
- Combatam o estigma e incentivem a inclusão social.
Primeiros Passos
No encontro inicial, realizado a 12 de dezembro de 2024, os parceiros destacaram o impacto do desporto na autoestima, resiliência e reintegração social. Foram definidas várias iniciativas concretas, incluindo:
- Criação de uma presença digital, com o desenvolvimento de um website e perfis nas redes sociais.
- Workshops transnacionais, a realizar em 2025, nas cidades de Barcelona, Graz e Madeira.
- Guias de boas práticas, destinados à implementação de programas desportivos reabilitativos.
Contributos do ISJD
O ISJD já conta com uma experiência significativa nesta área, uma vez que a atividade física tem sido uma ferramenta central no programa de internamento da unidade de alcoologia da Casa de Saúde S. João de Deus – Funchal (CSSJD-F) desde 2013. O enfermeiro Ricardo Novita, da CSSJD-F, reforçou o compromisso da instituição com o projeto, afirmando: "Queremos integrar o desporto como elemento essencial na recuperação, ampliando o impacto dos nossos programas."
Na reunião de seguimento, a 16 de janeiro de 2025, o logótipo sugerido pelo ISJD foi escolhido como a identidade visual do projeto. O Instituto também liderará a criação da página oficial do projeto no Instagram e será responsável pela revisão de literatura científica que servirá de base ao desenvolvimento do RESTART.
O projeto RESTART promete fazer do desporto uma poderosa ferramenta para transformar vidas.