*Chamada para rede fixa nacional.
Notícias
-
Jubileu das Comunicações Histórias que iluminam o mundo
29 de Janeiro de 2025
A Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus participou no Jubileu do Mundo das Comunicações, realizado de 24 a 26 de janeiro, no Vaticano, e na Conferência Global de Comunicação da Igreja, de 27 a 29 de janeiro, que decorreu na Universidade Pontífica Urbaniana, em Roma. Enquadrados no Jubileu dos Peregrinos da Esperança, os eventos reuniram Diretores de Comunicação, Presidentes de Comissões Episcopais para a Comunicação e Coordenadores Internacionais de Congregações Religiosas de 138 países, num encontro que promoveu a partilha e a reflexão sobre os desafios e as oportunidades da comunicação na Igreja.
O Diretor de Comunicação do ISJD, Luís Durães, representou a Província Portuguesa nos eventos e destacou a importância do reforço de sinergias com os Diretores de Comunicação das Províncias de Espanha e França, explicando ainda o impacto da nossa participação no Jubileu. “A nossa presença neste Jubileu reforça o compromisso da Ordem em promover uma comunicação que inspire esperança e unidade, alinhada com os valores da Hospitalidade que nos definem."
Esperança e redes de cooperação
O Jubileu do Mundo das Comunicações proporcionou momentos de profunda espiritualidade e debates marcantes sobre o papel da comunicação cristã no mundo contemporâneo.
“Gosto desta expressão: escrever o futuro. Cabe-nos a nós escrever o futuro. Sabemos comunicar que esta esperança não é uma ilusão? A esperança nunca dececiona, mas sabemos comunicar isso? Sabemos comunicar que a vida dos outros pode ser mais bela também através de nós? Eu posso contribuir a dar beleza à vida dos outros? E sabemos comunicar e convencer que é possível perdoar? É muito difícil isso.” Papa Francisco
Na sua mensagem central, o Papa Francisco desafiou os comunicadores católicos a promoverem uma comunicação que inspire esperança, unidade e entendimento mútuo, destacando cinco pontos essenciais:
- Inspirar esperança: que a comunicação cristã transmita mensagens que fortaleçam a bondade presente no mundo e enfrentem o pessimismo que muitas vezes domina a narrativa mediática.
- Contrapor o mal com ações positivas: embora o mal deva ser reconhecido, isso deve motivar ações construtivas e transformadoras.
- Promover a harmonia: a comunicação deverá ser uma “sinfonia”, unindo linguagens como arte, música, palavras e imagens para criar mensagens de comunhão.
- Trabalhar juntos e construir redes: criar de redes de cooperação baseadas no amor, usando tecnologias digitais de forma ética e responsável. “Comunicar não é lançar slogans ou press releases; é um ato de amor,” afirmou.
- Abrir a Igreja ao mundo: criar uma comunicação inclusiva e evangelizadora, que permita à Igreja sair de si mesma e alcançar todos.
Este Jubileu reafirmou o compromisso da Igreja em construir redes de esperança, no combate à desinformação e na promoção de mensagens de paz, esperança e unidade em tempos de polarização social.
Inovação e testemunhos transformadores
A Conferência Global de Comunicação da Igreja, organizada pelo Dicastério para a Comunicação do Vaticano, aprofundou debates sobre os desafios que os comunicadores católicos enfrentam atualmente como a transformação digital ou a ascensão da inteligência artificial.
Durante a audiência concedida aos participantes, o Papa Francisco exortou os comunicadores a serem construtores de esperança e de diálogo num mundo marcado pela divisão, deixando um alerta para a manipulação da comunicação e o uso do medo como ferramenta, apelando a uma abordagem autêntica e fraterna. Entre os palestrantes, destacaram-se a Prémio Nobel da Paz Maria Ressa, o escritor Colum McCann e o Cardeal Luís Antônio Tagle, que trouxeram reflexões inspiradoras sobre a necessidade de a Igreja estar presente nas realidades culturais contemporâneas.
Compromisso com uma comunicação transformadora
Para os comunicadores da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, os eventos reforçaram a importância de uma comunicação ao serviço da comunhão e da difusão do Carisma da Hospitalidade.
Este Jubileu e Conferência recordaram-nos que comunicar é mais do que informar; é construir pontes, promover a esperança e transformar realidades. Inspirados pelo Evangelho, somos chamados a ser protagonistas de uma comunicação que aproxima, fortalece a fé e renova o mundo.