Notícias

  • "A esperança não engana" e fortalece-nos nas tribulações

    11 de Fevereiro de 2025

    Hoje celebramos o 33º Dia Mundial do Doente, um dia que nos convida a um momento de reflexão e compromisso com aqueles que enfrentam a fragilidade da doença. Este ano, a mensagem do Papa Francisco convida-nos a sermos “peregrinos da esperança”, recordando que “a esperança não engana” (Rm 5,5) e que é no encontro com o outro, no dom do cuidado e na partilha que encontramos o verdadeiro sentido do acolhimento e do serviço.

    A humanização dos cuidados é um pilar essencial da missão do Instituto S. João de Deus. Acreditamos que ninguém deve enfrentar a doença sozinho e que o sofrimento pode ser um espaço de encontro, onde cada doente recebe não apenas tratamento, mas também proximidade, escuta e dignidade. Como refere o Santo Padre, “os lugares onde se sofre são frequentemente espaços de partilha”, onde o amor e o serviço mútuo se tornam uma força transformadora.

    Neste Dia Mundial do Doente, rezamos por todos os que sofrem e por aqueles que, com generosidade e entrega, os acompanham – profissionais de saúde, voluntários, familiares e cuidadores. Que este seja um dia de renovação do nosso compromisso com a solidariedade, a compaixão e a dignidade humana.

     

     

    "Senhor, fortalece a esperança e ensina-nos a sofrer com os outros e pelos outros.”

     

    Pode ler a mensagem de sua Santidade Papa Francisco para o XXXIII Dia Mundial do Doente, AQUI 

    Pode ler as Orações da Pastoral da Saúde do Patriarcado de Lisboa, AQUI

A Carregar Informação