Notícias

  • ISJD contribui para reflexão nacional sobre a integração dos cuidados às pessoas com demência

    04 de Abril de 2025

    No passado dia 3 de abril de 2025, o Instituto São João de Deus (ISJD) marcou presença no Workshop “Reflexão sobre a Demência no Setor Social e Integração com a Saúde”, realizado no Auditório Municipal de Pombal, a convite das Secretárias de Estado da Gestão da Saúde, Dra. Cristina Vaz Tomé, e da Ação Social e da Inclusão, Dra. Clara Marques de Almeida, bem como da Comissão Executiva do Plano Nacional da Saúde para as Demências.

    Este encontro assinala um novo momento de esperança na abordagem à demência em Portugal, com a implementação do Plano Nacional da Saúde para as Demências, agora coordenado pelo Dr. Manuel Caldas de Almeida, e que se destaca por um esforço conjunto inédito entre os Ministérios da Saúde e da Segurança Social, nunca visto desde a publicação da Estratégia Nacional da Saúde para as Demências, em 2018.

    "Estamos a governar para as pessoas, não podemos governar sem as pessoas", sublinhou a Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, reforçando a importância do envolvimento das instituições do setor social com experiência consolidada no cuidado a pessoas com demência.

    O ISJD foi representado por Luís Durães, coordenador do grupo de trabalho do plano estratégico para as demências da instituição, que participou ativamente na discussão sobre a necessidade de criar unidades especializadas em demência no seio da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), contribuindo para a definição da sua missão, distribuição geográfica, critérios de acesso e tipologia de cuidados e características das unidades, nomeadamente no que se refere a recursos humanos, formação especializada e condições ambientais e arquitetónicas.

    Durante o workshop, foi apresentado o projeto Home360, desenvolvido pelo ISJD-Telhal em parceria com os Municípios de Oeiras e Sintra. Vanessa Gaio, da equipa do projeto, apresentou os resultados e impacto da iniciativa, uma das duas boas práticas nacionais em respostas domiciliárias para pessoas com demência apresentadas no evento como inspiração à política pública.

    Home360 é uma resposta comunitária especializada para Pessoas com Demência e os seus Cuidadores Informais, promovendo a dignidade, bem-estar e inclusão social dos seus beneficiários através de cuidados personalizados nos seus próprios lares.

    "Somos poucos para a dimensão do problema. Mas somos alguns e é desses alguns que devem surgir as soluções", afirmou o Dr. Manuel Caldas de Almeida, reconhecendo o papel das organizações como o ISJD na construção de respostas eficazes.

    Com cerca de 200 mil pessoas a viver com demência em Portugal, número que poderá ultrapassar os 300 mil até 2037, e com um país entre os mais envelhecidos da Europa, os desafios são imensos. A participação do ISJD neste momento de reflexão e construção conjunta reforça o seu compromisso com o futuro dos cuidados à pessoa com demência e com a transformação do sistema de saúde e social para responder com dignidade e proximidade a quem mais precisa.

A Carregar Informação