*Chamada para rede fixa nacional.
Proteção na Hospitalidade
Seguindo a filosofia e o ideário da OHSJD, plasmados na Carta de Identidade e respeitando o definido na Política de Direitos, o ISJD propõe-se na sua missão: prestar cuidados de saúde e apoio social humanizados à população em geral, inspirados no estilo carismático de S. João de Deus, de acordo com a doutrina social da Igreja, com excelência técnica e rigor científico, dando particular atenção aos mais desprotegidos e contando com Colaboradores especializados e comprometidos com o princípio de “fazer bem o bem”.
Desse modo, o ISJD compromete-se na prevenção de Maus Tratos a todas as pessoas que recebem assistência nos seus Estabelecimentos, respondendo adequadamente a possíveis situações de Mau Trato e promovendo uma cultura de proteção.
A Política de Proteção na Hospitalidade alicerça-se nos seguintes pontos:
Conhecer e estar sensibilizado para as características e necessidades específicas dos Utentes é um indispensável primeiro passo para a uma política de prevenção de maus tratos.
Promover formação no âmbito da Proteção na Hospitalidade, fortalecendo as competências e capacidades do Colaborador nessa matéria.
Existir um adequado planeamento dos cuidados. Este deve ser feito em reuniões de equipas e tendo em especial atenção os Utentes mais dependentes, ou que sofrem de problemas mais complexos.
Conhecer e promover os direitos de todos os envolvidos, assegurando que todos os utentes e colaboradores compreendem os seus direitos e se sintam apoiados nos processos de tomada de decisão e na comunicação das suas vontades e opiniões, bem como na reivindicação dos direitos quando necessário.
Promover um ambiente de transparência para todas as pessoas que tenham evidência ou suspeita fundamentada de uma situação de mau trato se sintam seguras e suportadas na denúncia desta situação, sem temerem quaisquer represálias.
Uma vez que prestar cuidados a Utentes na área da saúde ou social pode ser uma tarefa desgastante, devem haver mecanismos que procurem evitar a saturação dos colaboradores e a criação de vícios na intervenção.
Para assegurar o cumprimento desta política, o ISJD definiu os seguintes instrumentos:
- Documento «Casa Segura na Hospitalidade – Proteção na Hospitalidade» (D_02_09);
- Procedimento para atuação em caso de Maus tratos (P_03_14);
- Procedimento para a gestão de dinheiro dos Utentes (P_04_02)