O Projeto Razões de Sobra surge das necessidades identificadas pelo Home360, conta com o apoio do Município de Oeiras e pretende reforçar as respostas já implementadas programadas no âmbito do Plano Local de Oeiras para as Demências 2021-2023.
NECESSIDADES IDENTIFICADAS
Os cuidadores informais de pessoas com demência precisam de pequenas pausas na prestação de cuidados para realizar atividade ssignificativas para si*, dentro ou fora de casa, de forma autónoma, durante as quais alguém, com formação e sensibilidade, possa fazer companhia ao seu familiar.
* ir a uma consulta médica, ir às compras ou estudar, ir ao cabeleireiro ou ir ao café, estar com os amigos our ealizar outras atividades de lazer.
PAUSAS BREVES NA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS
Uma pausa ou intervalo breve é qualquer forma de serviço ou assistência, que permite ao cuidador ter períodos suficientes e regulares de afastamento das suas rotinas ou responsabilidades na prestação de cuidados, com o objetivo de apoiar a relação de cuidado e promover a sua saúde e bem-estar, bem como a da pessoa cuidada.
Estas pausas personalizadas enquadram-se no objetivo mais alargado de apoiar uma vida para além da prestação de cuidados, ou seja, criar oportunidade para que os cuidadores mantenham passatempos, amizades e redes sociais.
PROPOSTA DE VALOR
Proporcionar aos cuidadores de pessoas com demência pequenos intervalos na prestação de cuidados que possam ser dedicados a atividades de autocuidado e convívio social.
Durante estas pausas do cuidador, a pessoa com demência é acompanhada, em contexto domiciliário, por voluntários com formação específica e supervisionados por um técnico especialista.
Este apoio à pessoa com demência assenta na criação de uma relação de proximidade e na realização de atividades lúdicas e de convívio social.
OBJETIVOS DA RESPOSTA
Aumentar a perceção da necessidade e mais-valia do autocuidado e convívio social dos cuidadores informais de pessoas com demência;
Aumentar o número de pausas ou intervalos na prestação de cuidados;
Reduzir o desgaste da prestação de cuidados, contribuindo assim para a qualidade de vida e bem-estar tanto do cuidador informal como da pessoa com demência;
Reduzir o isolamento social dos cuidadores informais e das pessoas com demência;
Criar uma bolsa de voluntários capacitados para desempenharem as funções de apoio a pessoas com demência, em contexto domiciliário, através da criação de uma relação de proximidade e da realização de atividades lúdicas e de convívio social.